Topo

Grêmio muda cálculo e fala em 100% na reta final para ir à Libertadores

Grêmio de Barcos e Luan (dir) parou nos 60 pontos e ocupa a sexta posição na tabela - MARCOS CUNHA/AGÊNCIA FREE LANCER/ESTADÃO CONTEÚDO
Grêmio de Barcos e Luan (dir) parou nos 60 pontos e ocupa a sexta posição na tabela Imagem: MARCOS CUNHA/AGÊNCIA FREE LANCER/ESTADÃO CONTEÚDO

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

21/11/2014 06h00

Nove pontos nos três jogos que restam no Brasileirão. A derrota para o Cruzeiro obrigou o Grêmio a refazer suas contas com a meta de chegar à Libertadores do ano que vem. Se antes o número mágico era 66, agora o time treinado por Felipão fala em obter tudo que tem pela frente contra Corinthians, Bahia e Flamengo. A projeção também tem um fundo psicológico, um quê de mobilização e pedido por atenção total.

“Temos nove pontos para disputar. Vou usar o que meus colegas de profissão usaram antes: se temos nove pontos para disputar, vamos atrás deles”, disse Luiz Felipe Scolari.

O plano do Grêmio era ganhar em casa, sair podendo empatar com o Corinthians, no próximo domingo e aí encarar Bahia e Flamengo – já com as vidas decididas, com a vaga encaminhada. A virada cedida para o Cruzeiro em Porto Alegre complicou tudo.

“Temos que pensar em ganhar as três partidas que restam. Eu esperava ganhar agora para não ter a obrigação de vencer em São Paulo. Agora tem que ser o contrário, precisamos vencer lá, não tem saída”, comentou Duda Kroeff, vice de futebol.

Entre os jogadores, o discurso é quase uníssono: é hora de buscar o 100% de aproveitamento. O único que destoa e fala em sete pontos é Rhodolfo, um dos líderes do vestiário.

“A caminhada não é fácil, mas temos condições. Temos que fazer de sete a nove pontos nos três jogos. Ainda temos chances”, afirmou o zagueiro.

Com 60 pontos, o Grêmio é sexto colocado – perdendo uma posição para o Inter em virtude o número de vitórias. No final de semana, o rival enfrenta o Atlético-MG em partida com influência direta na projeção tricolor.