Topo

Marcelo Oliveira pode entrar para grupo seleto de campeões brasileiros

Do UOL, em Belo Horizonte

21/11/2014 06h05

Osvaldo Brandão, Rubens Minelli, Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho. Todos estes treinadores têm algo em comum: venceram dois títulos brasileiros consecutivos pelo menos uma vez na carreira desde 1971. Este seleto grupo pode ganhar um novo integrante no domingo, quando o Cruzeiro pode se sagrar campeão nacional diante do Goiás, no Mineirão.

Responsável por montar o atual elenco celeste, Marcelo Oliveira conquistou a edição passada do torneio de ponta à ponta e pode ratificar o bicampeonato neste fim de semana. Será o segundo troféu nacional da carreira do comandante.

“A sensação (de se aproximar do bicampeonato brasileiro) é ótima, mas não tem nada ganho. Precisamos dessa ideia, o jogo (contra o Grêmio) foi bom e o resultado foi importante. Mas temos que fazer mais uma partida importante, com um time talvez um pouco mais leve e mais solto por jogar no Mineirão. Vamos buscar o que construímos durante estes sete, oito meses”, afirmou.

A possibilidade de chegar ao título iguala o treinador a outros quatro nomes que alcançaram o feito há algum tempo. Muricy Ramalho foi o último a atingir uma marca parecida. Ele foi tricampeão consecutivo pelo São Paulo entre 2006 e 2008.

Vanderlei Luxemburgo foi bicampeão seguido em duas oportunidades. Em 2003, levou o Cruzeiro ao título e, no ano seguinte, foi a vez de faturar pelo Santos. Na década anterior, porém, o técnico foi responsável por conduzir o Palmeiras a conquistas em 1993 e 1994.

Rubens Minelli conseguiu dois títulos seguidos com o Internacional, em 1975 e 1976. Na temporada seguinte, foi a vez de o São Paulo faturar a taça nacional sob a batuta do comandante.

O primeiro treinador a alcançar o feito foi Osvaldo Brandão. O treinador esteve à frente do Palmeiras em 1972 e 1973 e levou a alegria de forma consecutiva ao Palestra Itália, tornando-se um verdadeiro ídolo do clube paulista.

Não é só a possibilidade de faturar um Campeonato Brasileiro consecutivo que faz de Marcelo Oliveira um ícone do Cruzeiro. O técnico detém o melhor rendimento da história da agremiação, com 84,3% de aproveitamento em 136 partidas disputadas.

O comandante pode ainda vencer a Copa do Brasil, o que representaria a segunda tríplice coroa da história cruzeirense. A equipe atingiu esta marca em 2003, sob a batuta de Vanderlei Luxemburgo.