Topo

Até de letra ele já fez! Robinho quer manter fama de 'carrasco' contra Ceni

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

22/11/2014 06h00

O atacante Robinho costuma aprontar contra o São Paulo. Neste domingo, no duelo do Santos contra o tricolor paulista, na Arena Pantanal, o camisa 7 quer manter a fama de carrasco contra o rival e, principalmente, diante do goleiro Rogério Ceni. Em 13 jogos, o ídolo santista venceu nove, empatou um e perdeu apenas três vezes.

O retrospecto favorável ainda inclui dois gols em Ceni, um deles de letra. O golaço foi marcante para Robinho em 2010. Isso porque o atacante fazia sua reestreia pelo Santos após ser emprestado pelo Manchester City, da Inglaterra. O camisa 7 marcou, de letra, o gol da vitória santista por 2 a 1, na Arena Barueri.

No mesmo ano, Robinho enfrentou Rogério Ceni mais duas vezes, em jogos válidos pela semifinal do Campeonato Paulista. O camisa 7, ao lado de Neymar, Ganso e companhia, saiu vencedor nas duas partidas – 3 a 2 no Morumbi e 3 a 0 na Vila Belmiro.

Em 2002, Robinho marcou seu primeiro gol contra Rogério Ceni. No mata-mata do Brasileirão, o camisa 7 balançou as redes na vitória do Santos por 3 a 1 na Vila Belmiro.

O duelo entre Santos e São Paulo em Cuiabá pode ser o último encontro de Robinho e Ceni nos gramados. Isso porque o capitão são-paulino deve anunciar a aposentadoria após o término do Campeonato Brasileiro.

Robinho, que sofre com algumas lesões musculares em sua terceira passagem pelo Santos, quer vencer o cansaço e desgaste físico para estar em campo no clássico deste domingo. Além de manter a fama de carrasco contra o São Paulo, o camisa 7 pode alcançar mais uma marca histórica pelo clube paulista.

O gol do camisa 7 no empate do Santos contra o Atlético-PR por 1 a 1 na última quarta-feira, na Arena da Baixada, deixou o camisa 7 a um gol de igualar Serginho Chulapa na lista de artilheiros do alvinegro praiano.

"Eu estou bem. Cansado da viagem, mas acho que até o dia do jogo vou estar bem, sem problemas. Acredito que vai ser mais um jogo difícil contra o São Paulo. É um clássico. Vamos tentar fazer o nosso melhor e vencer o jogo", afirmou Robinho.

Robinho chegou ao gol de número 103 com a camisa santista. Serginho Chulapa marcou 104. Caso supere o artilheiro santista na década de 80 e início de 90, o camisa 7 só ficará atrás de Neymar no ranking de artilheiro do Santos após a Era Pelé. O atual camisa 11 do Barcelona marcou 138 gol pelo time da Vila Belmiro.