Topo

Flu se apega a 'milagre' de 2009 e mantém esperança de arrancada rumo ao G4

O meia Marquinho marcou o gol que salvou o Fluminense do rebaixamento em 2009 - Photocamera
O meia Marquinho marcou o gol que salvou o Fluminense do rebaixamento em 2009 Imagem: Photocamera

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/11/2014 06h00

A goleada de 4 a 1 sofrida pelo Fluminense diante da Chapecoense na última quinta-feira, em pleno Maracanã, tirou a paz das Laranjeiras, mas não a esperança dos jogadores do Tricolor de uma arrancada rumo a uma vaga na Libertadores através do Campeonato Brasileiro. E o exemplo usado por todos é o mesmo: a sequência de vitórias que livrou o time do rebaixamento dado como certo em 2009.

A missão do Fluminense é bastante complicada. O time está na sétima posição, com 57 pontos, e precisa pontuar mais que Grêmio, Internacional e Atlético-MG. Os dois primeiros têm três pontos de vantagem sobre o Tricolor, enquanto os mineiros somam quatro pontos a mais que o time das Laranjeiras até aqui. Já o Corinthians está seis pontos na frente e dificilmente será alcançado pelos cariocas.

O quadro deixa o Fluminense extremamente dependente de uma sequência perfeita nos últimos três jogos da temporada. Para alcançar o feito, o Tricolor se inspira em 2009, quando se salvou do rebaixamento com uma série de seis vitórias e um empate nas últimas sete rodadas. Na ocasião, a equipe chegou a ter apenas 1% de chances de escapar da queda.

“O torcedor já viveu situações piores. Eles chamam a gente de guerreiros. Tem de incentivar. Em 2009, a chance de rebaixamento era maior [que as atuais chances de classificação]. E escapou. Pode acontecer de novo. Tem de acreditar na gente”, pediu o volante Edson após a goleada sofrida na quinta.

Assim como Edson, a maior parte do atual elenco não estava no grupo que salvou o Tricolor do rebaixamento em 2009. Isso não significa, porém, que o feito tenha deixado de fazer parte do imaginário do clube como referência de superação.

O técnico Cristóvão Borges é um dos que ressaltou a importância de manter as esperanças e a luta até o fim das possibilidades matemáticas, como em 2009. Por isso, o treinador quer uma vitória sobre o Sport neste domingo, pela 36ª rodada, em Recife.

O torcedor já viveu situações piores. Eles chamam a gente de guerreiros. Tem de incentivar. Em 2009, a chance de rebaixamento era maior. E escapou. Pode acontecer de novo. Tem de acreditar na gente

“Ainda acredito. Há possibilidade. Matematicamente, temos condição. São três partidas. Demos demonstrações de que podemos conquistar. A equipe mostrou que pode. Ficou mais difícil, lógico, mas acreditamos bastante”, avisou Cristóvão.

Um triunfo sobre o Sport é fundamental para as aspirações do Fluminense. Uma nova derrota pode decretar o fim das chances matemáticas do Tricolor de chegar ao grupo dos quatro primeiros.

Com a final da Copa do Brasil sendo disputada entre dois clubes que estão no topo da tabela (o líder Cruzeiro e o quarto lugar Atlético-MG), a tendência é que o quinto colocado também consiga uma vaga, mas, ainda assim, o time das Laranjeiras dependerá de resultados positivos nas últimas rodadas.

Cristovão ainda acredita que Flu vai conseguir a vaga