Topo

Sequência negativa faz Dorival se aproximar de números de demitido Gareca

Do UOL, em São Paulo

22/11/2014 06h01

Perder para Atlético-MG, São Paulo e Sport em sequência fez o palmeirense lembrar dos piores momentos de sua equipe em 2014. A trinca de derrotas, aliás, faz com que Dorival Júnior se aproxime de Ricardo Gareca em termos de aproveitamento.

Curiosamente, o argentino foi demitido após conseguir apenas uma vitória no Campeonato Brasileiro, justamente contra o Coritiba, adversário deste domingo.

No total, em todas as competições, Gareca fez 13 partidas, venceu quatro (sendo uma delas o amistoso contra a Fiorentina), empatou uma e perdeu oito. O aproveitamento é de 33%, com média de 0,84 gol marcado e 1,23 sofridos.

No primeiro turno, Gareca também teve o mesmo desempenho contra Atlético-MG, São Paulo e Sport: três derrotas.

Sob o comando de Dorival, o Palmeiras tem uma defesa razoavelmente pior e um ataque ligeiramente melhor: 1,70 gols sofridos e 1,05 marcados. No total, o atual treinador tem 17 jogos, com seis vitórias, quatro empates e sete derrotas. O aproveitamento é de 43%.

Em termos de aproveitamento, o melhor treinador de 2014 é Gilson Kleina. Por ter enfrentado equipes mais fracas no Campeonato Paulista e também na Copa do Brasil, o comandante conseguiu somar 68% dos pontos que disputou em 23 partidas desta temporada.

Foram 15 vitórias, dois empates e seis derrotas, com 37 gols pró e 22 gols contra. A média é de 1,60 gols marcados e 0,95 gol sofrido. No total em 2014, foram 61 jogos disputados, com 29 vitórias, oito empates e 24 derrotas. Foram 73 gols sofridos e 73 gols marcados, com média de 51% dos pontos aproveitados.

Protesto virtual 

O site Palmeiras Todo Dia, um dos maiores da mídia feita por torcedores, divulgou uma carta aberta a Dorival Júnior. Entre outras coisas, os palmeirenses questionam a insistência com Juninho, Marcelo Oliveira, Wesley, Felipe Menezes, Diogo e Henrique, que nunca é substituído. O site ainda condena a falta de oportunidade a Bernardo, Bruno César, Allione, Cristaldo e Pablo Mouche.