Topo

Título pode virar incentivo para final da Copa BR, mas requer cuidado

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

22/11/2014 06h00

O Cruzeiro pode chegar ao bicampeonato brasileiro consecutivo neste domingo, diante do Goiás, no Mineirão, pela 36ª rodada do Brasileirão. A consolidação do título às vésperas da decisão da Copa do Brasil, ante o Atlético-MG, na próxima quarta-feira, às 22h, pode servir de motivação para os comandados de Marcelo Oliveira, mas requer cuidado com os excessos nas celebrações.

O psicólogo esportivo Eduardo Cillo acredita que a ratificação do troféu é um fator fundamental para que o elenco consiga buscar uma virada inédita na decisão do torneio de mata-mata frente ao arquirrival.

“Sem dúvida, um título brasileiro antes de uma decisão motiva e dá bastante moral para o elenco. Mas requer cuidado com os excessos. A comemoração tem que ser ponderada, porque o grupo tem uma decisão importante três dias depois”, disse ao UOL Esporte.

Embora veja o título como um ponto positivo, o psicólogo aponta os excessos nas comemorações como um ponto problemático para a comissão técnica de Marcelo Oliveira. Ele destaca a necessidade de trabalhar ‘passo a passo’. 

“A melhor maneira de conter os excessos é trabalhar passo a passo. Primeiro, o foco tem que ser no Goiás. Caso vença, tem que haver a comemoração, mas a mudança de foco tem que ser imediata. O Atlético passa a ser o grande desafio do Cruzeiro”, afirmou.

Eduardo Cillo acredita que os principais líderes do Cruzeiro devem agir às vésperas da decisão da Copa do Brasil. O time celeste, que foi derrotado no jogo de ida por 2 a 0, precisa vencer por três gols de diferença, ou devolver o placar e levar a decisão para os pênaltis. 

“Para evitar os excessos, existem vários tipos de recursos. O mais interessante seria que os líderes mais respeitados do elenco e o próprio técnico Marcelo Oliveira conversassem com os jogadores e explicassem a importância e a real necessidade de vencer o Atlético no Mineirão. Acredito que o Cruzeiro fará um bom trabalho, sobretudo porque mostrou bom futebol contra o Grêmio lá em Porto Alegre. Inclusive, o vídeo daquele jogo pode ser usado para motivar”, ressaltou Cillo.