Topo

Botafogo perde para Chapecoense e só escapa de queda com milagre

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/11/2014 21h18

Se a situação já estava complicada, agora é ainda mais difícil para o Botafogo.  O Alvinegro perdeu para a Chapecoense por 2 a 0 na noite deste domingo, na Arena Condá, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, e só se salva do rebaixamento com uma combinação de resultados altamente improvável nas jornadas seguintes.

O Botafogo encerra a 36ª rodada na penúltima posição, com 33 pontos, e precisará vencer seus dois últimos jogos para ter alguma chance de escapar da Série B. Além disso, o Alvinegro terá que torcer por tropeços das equipes que estão à sua frente, como Vitória, Bahia e Palmeiras.

A Chapecoense, por sua vez, emplacou mais uma vitória e se aproximou ainda mais de uma permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Na última quinta, o time catarinense havia goleado o Fluminense por 4 a 1 em pleno Maracanã.

O Botafogo enfrenta o Santos na Vila Belmiro no próximo domingo, enquanto a Chapecoense, o campeão brasileiro Cruzeiro na Arena Condá no mesmo dia.

Fases do jogo

O primeiro tempo da partida teve muita correria, mas as duas equipes mostravam clara limitação técnica. A Chapecoense tinha um ataque arisco e contava com a instabilidade da defesa do Botafogo, mas esbarrava num seguro Jefferson. O Alvinegro, por sua vez, tentava os contragolpes, mas só foi perigoso com Gabriel, em lance individual aos 8min.

A etapa final, no entanto, começou bem mais animada. Logo aos 5min, Bruno Silva invadiu a área e cruzou rasteiro para Leandro - meio desajeitado - completar para o fundo da rede, sem chances para Jefferson. A vantagem deixaria o confronto bem mais aberto no segundo tempo.

Atrás no marcador, o Botafogo se lançou ao ataque como pôde, mas esbarrava em suas próprias limitações. Tanto é que pouco criava no ataque, e ainda via a Chapecoense ser mais perigosa no contragolpe, como no lance puxado por Jailton aos 13min. Pouco depois, aos 17min, o time da casa ainda ampliaria sua vantagem no marcador com um golaço de Leandro, em um chute de muita categoria.

Os dois gols de desvantagem deixaram o Botafogo ainda mais desesperado na partida, mas ainda sem conseguir articular boas jogadas. Todo o esforço alvinegro, no entanto, não seria suficiente sequer para diminuir o prejuízo em Chapecó até o apito final.

Confira no Placar UOL todos os lances da partida

O melhor: Leandro - Foi fundamental para a importante vitória da Chapecoense na Arena Condá. O atacante marcou dois gols na partida, o segundo deles um golaço de fora da área.

O pior: Dankler – O zagueiro voltou a se mostrar limitado tecnicamente e teve muita dificuldade na marcação contra o ataque da Chapecoense. O time catarinense chegava com certa facilidade ao gol de Jefferson, mesmo em noite pouco inspirada.

Chave do jogo: A pouca eficiência do ataque do Botafogo. O setor ofensivo do time carioca funcionou muito mal, com Jobson e Bruno Correia facilmente anulados pela defesa da Chapecoense, o que facilitou a criação de contragolpes, especialidade do rival.

Para lembrar: O Botafogo poderia ser rebaixado matematicamente já nesta rodada, mas o triunfo do Figueirense sobre o Vitória por 2 a 0 às 17h impediu a queda precoce. O Alvinegro, porém, ainda depende de uma complicada combinação de resultados para escapar da Série B.

CHAPECOENSE 2 x 0 BOTAFOGO

Data: 23/11/2014 (domingo)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Cartões amarelos: Leandro e Wanderson (CHA); Marcelo Mattos e Jobson (BOT)

CHAPECOENSE
Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Jailton e Rodrigo Biro (Ednei); Wanderson, Bruno Silva (Abuda), Diones e Camilo; Tiago Luis (Fabinho Alves) e Leandro
Técnico: Celso Rodrigues

BOTAFOGO
Jefferson, Régis, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Bolatti (Ronny) e Murilo (Yuri Mamute); Jobson (Zeballos) e Bruno Corrêa
Técnico: Vagner Mancini