Topo

Felipão reclama pênalti e diz: "Estão escolhidos os times da Libertadores"

Do UOL, em Porto Alegre*

23/11/2014 22h15

O técnico Luiz Felipe Scolari concedeu sua entrevista coletiva inteira reclamando da arbitragem. Após a derrota para o Corinthians, neste domingo (23), o comandante disse que os times que disputarão a Libertadores estão escolhidos. Em uma manifestação cheia de ironias, o treinador gremista disparou. 

"Já estão escolhidos as equipes que estão na Libertadores", disse Felipão repetindo o que havia dito ao árbitro após o jogo. "Ele me chamou de prepotente. Disse que não tem essa autoridade. Eu sei que não tem. Mas faz parte", completou Felipão. 
 
A reclamação gremista se dá, principalmente, por conta de um pênalti não marcado. Um cruzamento da direita de ataque do Grêmio teria batido no braço de Fábio Santos dentro da área. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro conversou com o auxiliar e assinalou lateral. 
 
"Falamos sobre isso com os atletas, que estão revoltadíssimos. Eles solicitaram que a direção se manifeste de forma enfática. Mas não adianta. Nem eu nem eles. Tínhamos dois compromissos em que isso afetou. Já mostramos para imprensa gaúcha [na última semana] os vídeos de pênalti no jogo contra o Cruzeiro. Foi vergonhoso. E hoje foi muito disputado. O lance que origina o gol é nosso. É um lateral nosso. Agora, se existe ou não pênalti, quem dá é o bandeira. Ele acreditou no atleta. Se é assim, é ótimo. Vamos trabalhar com a confiança de todos os lados", disparou. 
 
Felipão reclamou na entrevista inteira. O problema, segundo ele, é que os árbitros não são profissionais e erram muito. Ironicamente, ele citou que é repetidamente contra o Grêmio. 
 
"O árbitro não é profissional. Ele trabalha como árbitro e em uma outra empresa. O erro não muda nada para ele. Aqui é bico. Não tem nada que possa dizer que possa ser prejudicado. Se o clube perde 30 ou 40 milhões, não é ressarcido. Enquanto não forem profissionais, que a Fifa não determinar o que é pênalti, nada vai mudar", afirmou. 
 
Sobre a insinuação dos times estarem definidos para próxima Libertadores, tudo ficou nas entrelinhas em outra resposta. 
 
"Ainda ontem vimos uma penalidade bem explícita não sendo dada. Não é nada contra os clubes do Sul, é o Grêmio. Não tenho que me preocupar com isso. Mas vejo que nossos jogos não foi aquilo que esperávamos de arbitragem. Não é interessante para o futebol brasileiro ter dois clubes do Rio Grande do Sul na Libertadores e dois de Minas. É bom que tenha um de Minas Gerais, dois de São Paulo, e quem sabe um do Rio Grande do Sul. Quem sabe... São coisas que ficamos olhando... Mas quem decide somos nós dentro de campo. Teríamos que passar por cima de tudo. Caso contrário ficamos no caminho", insinuou.
 
Mais tarde, Duda Kroeff, assessor de futebol do Grêmio, minimizou as insinuações de Felipão. "Não existe complô. É uma arbitragem de baixo nível porque os juízes não são profissionais. Eles erraram demais. Por não serem profissionais. Hoje, envolvido com o futebol, me senti envergonhado com o erro. Foi um pênalti que depois virou lateral. Um erro ridículo, com o perdão da palavra", disse Duda. 
 
Na última semana, Scolari reuniu repórteres no Olímpico e mostrou vídeos de pênaltis não marcados na derrota por 2 a 1 contra o Cruzeiro. Neste domingo reclama de nova penalidade não dada. 
 
Na classificação, o time para com 60 pontos e ficou três atrás do G-4. Terá duas rodadas para fazer mais pontos que o Internacional, que tem duas vitórias a mais. 
 
* Atualizada às 23h27