Topo

Figueirense vence, confirma permanência na Série A e complica o Vitória

Do UOL, em São Paulo

23/11/2014 18h55

O Figueirense está livre do rebaixamento. O time comandado por Argel superou o Vitória por 2 a 0 na tarde deste domingo, no Orlando Scarpelli, e desta forma confirmou matematicamente a sua permanência na elite do futebol nacional. A equipe baiana, por sua vez, ampliou suas chances de descenso e não depende mais só de suas forças para seguir na Série A em 2015.

Com o resultado, o Vitória estaciona nos 38 pontos e pode já terminar este domingo na zona de rebaixamento. Para que isso aconteça, basta o Coritiba conquistar ao menos um empate dentro de casa, contra o Palmeiras, às 19h30. O Figueirense, por sua vez, alcança os 46 pontos, assume o 12º lugar e abre, ao menos por enquanto, oito pontos do 17º colocado.

Fases do jogo: Um primeiro tempo basicamente definido em dois lances. Sem muita criatividade, as duas equipes criaram seus lances de maior perigo em cruzamentos para dentro da área. Pelo lado do Figueirense, o gol saiu, aos 16min. Depois de cobrança de falta da esquerda de Marco Antônio, Pablo desviou de cabeça na primeira trave e acabou encobrindo o goleiro Gatito, que estava mal posicionado. Em situação semelhante do outro lado, após escanteio, Kadu cabeceou, mas Tiago Volpi conseguiu se esticar a ponta de fazer ótima defesa. De resto, equilíbrio, muita vontade, mas poucas oportunidades de gol.

Na etapa final, o cenário não mudou muito. Mas aos 14min, depois de um contra-ataque perfeito, o Figueirense praticamente ‘matou’ o jogo. William Cordeiro subiu pela direita, chegou até a linha de fundo e cruzou para o meio da área; Marcão finalizou e Gatito fez a defesa, mas no rebote Pablo não perdoou e mandou de primeira para as redes. 2 a 0 no Orlando Scarpelli. Em seguida, Ney Franco enfim resolveu mexer, colocando William Henrique e Edno em campo. Mas não adiantou. A defesa alvinegra continuou levando a melhor na maioria dos lances, e quando não o fez, o ataque rubro-negro não aproveitou.

Confira no Placar UOL todos os lances da partida

O melhor: Pablo. Não só pelos dois gols, mas foi o jogador mais perigoso da partida. Todas as vezes que recebeu a bola conseguiu construir algo produtivo.

O pior: Gatito. Falhou no primeiro gol do Figueirense. Adiantado, não conseguiu defender a cabeceada de Pablo.

Chave do jogo: Gol no início. O tento de Pablo deu mais tranquilidade ao Figueirense, que apoiado pela sua torcida administrou bem o resultado e conseguiu, em um rápido contra-ataque no segundo tempo, definir a partida.

Para lembrar:

Trinca em Santa Catarina? Não deu. O Vitória chegou ao Orlando Scarpelli com 100% de aproveitamento em SC, já que venceu Chapecoense, por 1 a 0, e Criciúma, por 3 a 1. Neste domingo, tinha a chance de vencer a terceira de três partidas no Estado, mas não conseguiu.

Caminho tranquilo? Para tentar se livrar do rebaixamento, o Vitória terá pela frente nas últimas rodadas jogos contra o Flamengo, na Arena Amazônia, e Santos, no Barradão. Os dois times já estão livres de rebaixamento e não podem alcançar a Libertadores.