Topo

Corinthians 'Robin Hood' deve ir à Libertadores dominando rivais diretos

Felipe Noronha

Do UOL, em São Paulo

24/11/2014 06h00

Um ponto no Campeonato Brasileiro. É tudo que falta ao Corinthians para que a equipe esteja na Copa Libertadores de 2015. E ele pode sair já na próxima rodada, quando o time encara o Fluminense - uma das sete equipes que, até a parte final do torneio, brigaram ao menos pela vaga na competição continental. Se o ponto corintiano for conquistado contra o Flu, será a comprovação de que o apelido "Robin Hood", aquele que rouba pontos dos grandes mas perde para os pequenos, não foi negativo para o Corinthians. Na verdade, a vaga na Libertadores terá como fator fundamental esse "roubo aos ricos".

Contra Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Grêmio, Atlético-MG e Fluminense, os outros seis com vaga já conquistada ou esperança de classificação para a Libertadores, o Corinthians tem campanha exemplar. Foram 33 pontos disputados (11 jogos, faltando apenas um contra o Flu) e 24 conquistados, com sete vitórias , três empates e só uma derrota, para o Grêmio, por 2 a 1, no 1° turno.

No segundo turno, até aqui o Corinthians foi perfeito contra estes rivais: cinco jogos, cinco vitórias, 15 pontos em 15 disputados.

O aproveitamento, então, é de 72% contra as melhores equipes da competição. Melhor até do que a campanha do já campeão Cruzeiro, que conquistou 70% dos pontos até aqui. Os 24 pontos também equivalem a mais de um terço - 36% - do total de pontos do time na competição, 66.

O técnico Mano Menezes fez questão de notar isso após a vitória sobre o Grêmio, por 1 a 0, no último domingo. "Conquistamos a vaga, se vier, dentro do campo, empatando ou vencendo os concorrentes. É contra os grandes que você faz as grandes decisões. Na hora que você enfrenta os grandes, com um trabalho reformulado como esse, de forma positiva, o torcedor enxerga isso. Ele sabe esse valor. A gente fez do primeiro semestre para o segundo uma transformação bastante grande. E é por isso que estamos perto da vaga na Libertadores", afirmou.

Fabio Santos também citou a importância da vaga e disse que o jogo contra o Fluminense pode significar mais do que a consolidação de Libertadores: "Não tínhamos vencidos três jogos seguidos o campeonato inteiro, agora conseguimos emplacar. Demos um passo importante, vamos ver se conseguimos terminar em terceiro ou quem sabe conseguir o vice campeonato", disse o lateral esquerdo.

O corintiano, porém, pode reclamar que os pontos perdidos contra os já rebaixados ou candidatos ao rebaixamento fizeram o time perder a chance de brigar pelo título. Foram 20 pontos conquistados contra Chapecoense, Palmeiras, Vitória, Bahia, Botafogo, Coritiba e Criciúma (este, faltando um confronto) em 39 disputados. Essa pontuação equivale a 51%. Seriam necessárias mais duas vitórias para que o time chegasse às duas rodadas finais com chances de brigar com o Cruzeiro.