Topo

Cruzeiro pode ser o campeão com mais pontos no formato atual do Brasileirão

Do UOL, em Belo Horizonte

24/11/2014 06h10

O Cruzeiro pode superar a campanha feita na conquista da edição passada do Campeonato Brasileiro, quando faturou o torneio na 34ª rodada, diante do Vitória, em pleno Barradão. Com 76 pontos conquistados até agora, mesma pontuação do ano anterior, os comandados de Marcelo Oliveira têm a possibilidade de alcançar a maior pontuação de um campeão nacional desde que o torneio assumiu o atual formato, em 2006, com pontos corridos e 20 clubes.

O time celeste enfrentará a Chapecoense, domingo, na Arena Condá, e posteriormente terá o Fluminense, na última rodada, no Mineirão. Caso obtenha ao menos um triunfo, a equipe alcançará 79, pontuação superior à de todos os vencedores dos últimos nove anos.

O goleiro Fábio, capitão celeste, comemora a chance de quebrar recordes na Toca da Raposa. “É um momento ímpar. Temos a oportunidade de entrar em campo, conquistar títulos e quebrar recordes pelo Cruzeiro. Fico feliz porque é o reconhecimento do trabalho e da dedicação. Os meus filhos, que cresceram no Cruzeiro, estão muito felizes por ver tudo isso”, comentou.

Campeão no triênio 2006, 2007 e 2008, o São Paulo fez a melhor campanha desde que o torneio passou a ser disputado nos moldes atuais em sua primeira conquista, quando alcançou 78 pontos. Os títulos seguintes foram marcados por ligeiras quedas na pontuação, com 77 e 75, respectivamente.

Em 2009, o Flamengo foi o campeão com o pior aproveitamento da história dos pontos corridos. A equipe comandada por Andrade sequer alcançou 70 pontos – chegou a 67. A campanha do Rubro-Negro teve 58,8% de rendimento.

O Fluminense, em 2010, terminou com 71 pontos, e, dois anos mais tarde, celebrou a taça com 77 pontos. O Corinthians, em 2011, pôde celebrar na última rodada, quando alcançou uma pontuação idêntica à do Tricolor Carioca (71) no ano anterior.