Topo

Legado de Tite, jogo limpo é marca do Corinthians em campanha no Brasileiro

Petros é maior ladrão de bolas do Corinthians, time menos faltoso do Brasileiro - Reinaldo Canato/UOL
Petros é maior ladrão de bolas do Corinthians, time menos faltoso do Brasileiro Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

24/11/2014 15h34

Não basta vencer, é preciso dar exemplo de conduta. Máxima do treinador Tite durante sua passagem pelo Corinthians, esse lema também resiste na atual campanha do Campeonato Brasileiro. No ranking do jogo limpo dessa edição, nenhum time tem melhores índices do que o comandado por Mano Menezes.

Após 36 rodadas, segundo o Footstats, o Corinthians é o time com menor número de faltas cometidas, um total de 518. Na média, são 14,4 infrações por partida.

O ranking de cartões amarelos também confere ao Corinthians o melhor desempenho na edição 2014 do Brasileiro até aqui. São 66 advertências, junto de Flamengo e Chapecoense. A média (1,8) é inferior a dois amarelos por jogo na competição.

Na comparação entre a atual campanha e a do título do Brasileiro em 2011, o atual Corinthians é até melhor na questão disciplinar. Naquele ano, o time de Tite foi o menos advertido da competição, mas com 2,23 cartões amarelos recebidos em média a cada jogo. Também foi o segundo menos faltoso, com 16,2 infrações por partida.

Por sinal, nas últimas duas rodadas da competição (contra Fluminense e Criciúma), o Corinthians de Mano Menezes não poderá ser campeão brasileiro como em 2011, mas ainda pode superar o time de Tite em pontos conquistados. Em caso de duas vitórias, chegaria a 72 pontos, um a mais que na campanha vitoriosa do pentacampeonato da Série A.