Topo

Palmeiras depende de Valdivia para se salvar. Com ele, é duas vezes melhor

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

24/11/2014 06h00

O aproveitamento de Jorge Valdivia neste Brasileirão é de 48%. O aproveitamento do Palmeiras, no total, é de 36%. E o aproveitamento do Palmeiras sem o chileno, contando apenas os jogos que o chileno não jogou, é de 27%. A duas rodadas do fim do campeonato nacional e a um ponto da zona de rebaixamento, o Palmeiras depende de Jorge Valdivia para se salvar. Algo que se provou na derrota para o Coritiba, por 2 a 0, no domingo.

Se Valdivia fosse um time, ocuparia a oitava posição do Brasileirão neste momento com seus 48% de aproveitamento dos pontos. São sete vitórias, dois empates e sete derrotas, campanha proporcional à do Atlético-PR, na metade superior da tabela. Os 27% de aproveitamento do Palmeiras sem o meia marcam índice inferior ao do lanterna Criciúma, já rebaixado com dois jogos de antecedência. Sem Valdivia em campo, o time hoje treinado por Dorival Júnior perdeu 12 vezes, empatou quatro e venceu apenas quatro.

A comparação do que é o Palmeiras com e sem Valdivia se fez presente da forma mais clara no domingo, no Couto Pereira. O chileno apareceu como surpresa entre os titulares antes do apito inicial. Com ele em campo o Palmeiras jogou mal. O chileno vinha de uma lesão na coxa esquerda e apresentou pouca mobilidade. No entanto, a equipe parece saber para quem tocar e qual caminho a bola deve percorrer quando ele está em campo. Valdivia deixou o jogo no intervalo, sem condições, para a entrada do atacante Diogo. E o que já estava ruim f

Enquanto o chileno esteve em campo, o Palmeiras manteve o 0 a 0 no placar. O empate faria com que o clube paulista terminasse a rodada com 40 pontos, na 15ª posição, e com o Coritiba abaixo. E com um conforto antes da fronteira com a zona de rebaixamento. Sem Valdivia - como na comparação entre os índices de aproveitamento - o Palmeiras se perdeu. Dorival Júnior tinha Felipe Menezes, ou até mesmo Pablo Mouche, Mazinho, Fernandinho e Bernardo, mas preferiu colocar Diogo em campo, que há alguns anos surgiu como centroavante da Portuguesa. Não deu certo. Depois, piorou quando tirou o volante Washington para a entrada de Cristaldo, outro atacante. Quis fazer gol sem ter a posse da bola. Entregou o jogo e a derrota ao Coritiba.

Se Valdivia jogar nas próximas duas rodadas, a lógica se valendo do aproveitamento até aqui é que o Palmeiras conquiste três dos seis pontos que irá disputar. Chegaria, então, a 42 pontos, o que pode ser suficiente para salvar - faria com que o Vitória tivesse que vencer as duas partidas que disputa. Se Valdivia não jogar, no entanto, o retrospecto pelo índice de aproveitamento faz crer que o time conquistará um ou no máximo dois pontos. Com uma vitória, apenas, o Vitória poderia ultrapassar.

O Palmeiras não precisaria depender de Valdivia, mas hoje depende. Mesmo sem condições, o chileno é ainda o jogador mais importante da equipe e prova isso nos números. Agora, terá uma semana inteira - de segunda a sexta-feira - para se recuperar plenamente e enfrentar o Internacional, no sábado, no Beira-Rio. A primeira das duas batalhas contra o terceiro rebaixamento no campeonato nacional.