Topo

Inter esquece freguesia e passa a torcer pelo Cruzeiro para ter vaga direta

Inter de Paulão (e) pode ir direto para fase de grupos se Cruzeiro ganhar Copa do Brasil - Washington Alves/Getty Images
Inter de Paulão (e) pode ir direto para fase de grupos se Cruzeiro ganhar Copa do Brasil Imagem: Washington Alves/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

25/11/2014 06h00

O Internacional não será um mero espectador de Cruzeiro e Atlético-MG, na próxima quarta-feira. Quando a bola rolar para a partida de volta da final da Copa do Brasil, o time de Éverton Ribeiro e companhia terá a torcida dos jogadores do Colorado. É que o time gaúcho pode ser beneficiado em caso de reviravolta na decisão e sabe disso. Torce para o resultado que lhe empurraria direto à fase de grupos da Libertadores de 2015.

A posição do Inter na final mineira ignora o histórico do Brasileirão de 2014. Nos dois turnos, o time de Abel Braga foi vencido pelo Cruzeiro: 3 a 1 em Caxias do Sul e 2 a 1 no Mineirão. Além da equipe de Belo Horizonte, somente o Corinthians conseguiu 100% de aproveitamento em cima do Inter.

“Eu prefiro que o Cruzeiro seja campeão, para nós é melhor. Vou torcer, vou torcer mesmo”, disse o zagueiro Alan Costa.

O melhor para o Inter citado por ele tem ligação com as mudanças nas vagas do Brasil na Libertadores. Com o Cruzeiro vencendo o seu terceiro título na temporada, o Campeonato Brasileiro ganhará mais uma posição na fase de grupos do torneio sul-americano.

A ideia faz sentido também para Grêmio e Fluminense, pois com a conquista do Cruzeiro o G-4 do Brasileirão vira G-5 e os dois tricolores veem suas chances aumentarem. Atualmente, o time de Porto Alegre é sexto colocado com 60 pontos e a equipe carioca ocupa a sétima posição, com 58.

Para o Internacional, secar o Atlético-MG e esquecer a freguesia diante do Cruzeiro neste ano é melhor, pois elimina o atropelo do começo de 2015. Com a fase preliminar da Libertadores, o Colorado poderia ter obrigado a jogar logo nos primeiros dias de fevereiro.

“A gente comenta os resultados e como podemos entrar direto ou em uma repescagem. O primeiro jogo da repescagem seria em quatro ou cinco de fevereiro, então a gente faz as contas mesmo. O melhor seria classificar direto”, comentou Alan Costa.

Com 63 pontos, o Internacional acumula 71,9% de chances de ir à Libertadores, de acordo com o site Chance de Gol. A meta vermelha é fechar 100% de aproveitamento no Beira-Rio na reta final e para isto, resta o confronto com o Palmeiras. Ganhando em Porto Alegre, o time comandado por Abel Braga pode carimbar a classificação com uma rodada de antecedência.