Topo

Zagueiro já se despede do Santos e fala em 'condenação' por perda de título

Neto tem contrato com o Santos até o fim de dezembro deste ano e não renovará - Heuler Andrey/Getty Images
Neto tem contrato com o Santos até o fim de dezembro deste ano e não renovará Imagem: Heuler Andrey/Getty Images

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

26/11/2014 20h01

O zagueiro Neto praticamente se despediu do Santos em entrevista coletiva nesta quarta-feira, no CT Rei Pelé. O camisa 28, que fica sem contrato após o término do Campeonato Brasileiro, declarou que não permanecerá no clube para a próxima temporada.

Neto alega que foi descartado após a final do Campeonato Paulista, quando o Santos perdeu a decisão para o Ituano nas cobranças de pênalti no estádio do Pacaembu. O zagueiro lembra que foi procurado para renovar durante o Estadual, mas a diretoria santista mudou de ideia.

O zagueiro alega que foi encostado após o pênalti desperdiçado nas cobranças alternadas e que decretou a perda do título para o time do interior no Paulistão.

“Conversa teve no Paulista, depois que perdemos, descartaram eu ficar. Tive lesão, fui um pouco encostado, mas pude voltar. Certamente, devo sair, a não se que a vontade de Deus seja outra. Saio do jeito que entrei. Nunca tive falhas, nunca fui expulso, não cometi pênalti, a não ser o do Paulista (pênalti perdido), que sobrou para mim. Sempre honrei a camisa, fiz o meu melhor. Sempre mantive a regularidade. Se for para sair, sairei com cabeça erguida. Tenho certeza que deixei boa impressão”, afirmou Neto.

Neto sofreou lesões musculares e lombares durante a temporada. Sem espaço no elenco santista, o zagueiro quase se transferiu para o Fluminense. No entanto, o jogador foi recusado após passar por exames médicos.

“Eu tive problemas de lesão, mais ano passado. Esse ano, tive um edema nas costas, chato de tratar, demora. Em relação ao Fluminense, o acerto financeiro foi o que passaram. Eu não sei. Estava tudo certo e em cima da hora deu tudo errado. Não procuro ver o que deu errado”, disse.

A zaga do Santos, bastante questionada nas últimas temporadas, é o setor que menos preocupa para 2015. Na avaliação da atual diretoria e dos candidatos à presidência do clube, o elenco santista não precisa de zagueiros. Contratações para os setores de meio-campo e ataque são prioridades na lista de reforços de qualquer grupo político na Vila Belmiro.

A zaga de titular do Santos para 2015 deve ser formada por Edu Dracena e Gustavo Henrique. O técnico Enderson Moreira ainda pode contar com David Braz. O ex-zagueiro de Palmeiras e Flamengo ressurgiu na Vila Belmiro em 2014. Braz era bastante perseguido por torcedores e dirigentes e chegou a ser colocado como moeda de troca no início do ano.

No entanto, David Braz passou de sexta opção da zaga a titular. O zagueiro foi beneficiado pelas cirurgias de Dracena e Gustavo Henrique, além do excesso de lesões de Neto e Vinicius Simon. Sem muita concorrência, Braz só precisou vencer a disputa com os jovens Jubal, Paulo Ricardo e Nailson, e do repatriado Bruno Uvini, emprestado do Napoli, da Itália.