Topo

Grêmio não vê vaga na Libertadores como 'salvação' para 4º ano sem título

Barcos não vê vaga na próxima Libertadores como "título" do Grêmio em 2014 - Vinícius Costa/ Agência Preview
Barcos não vê vaga na próxima Libertadores como 'título' do Grêmio em 2014 Imagem: Vinícius Costa/ Agência Preview

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/11/2014 06h00

O Grêmio chegou ao quarto ano sem uma conquista sequer. Desde o Gauchão de 2010 que uma taça nova não entra no museu gremista. Com mais duas rodadas para o fim do Brasileirão, nem mesmo uma eventual vaga na Libertadores, que está distante de se tornar realidade, ameniza um novo infortúnio, na avaliação dos jogadores.

"Vaga na Libertadores não é título. Temos que nos organizar para no ano que vem conquistar alguma coisa. O Grêmio é muito grande. Neste ano, o plano era conquistar títulos, não fomos felizes, agora vamos lutar pela vaga, mas não é a mesma coisa", disse o zagueiro Pedro Geromel. 

Este é o sentimento repetido pelos atletas. Uma eventual conquista pode até ser comemorada, mas nada perto a um título. Se não vencer o Gauchão do ano que vem, o Grêmio verá a marca completar cinco anos, algo que passa longe do objetivo. 

"A vaga na Libertadores seria muito importante, mas não significa um título. Não dependemos mais de nós, vamos lutar até o fim. Enquanto tivermos chances matemáticas, vamos lutar. Mas sabemos que não é a mesma coisa", revelou Barcos. 

Para chegar à vaga, o Grêmio precisa vencer suas duas últimas partidas e torcer para dois tropeços do Corinthians ou do Inter. No domingo, quando enfrentar´o Bahia, em Salvador, o time pode já estar eliminado. 

"Não estamos pensando em não jogar a Libertadores no próximo ano. Se ficarmos fora será difícil. Teremos um semestre inteiro só para o Gauchão. Mas temos que enfrentar e saber que o culpado disso somos nós", finalizou o Pirata.

O elenco gremista volta a trabalhar nesta sexta-feira. A atividade ocorre no fim da tarde e à noite o grupo embarca para a capital baiana. O duelo com o Bahia está marcado para domingo (30) às 19h30 (horário de Brasília).