Topo

Criciúma reage, busca empate e Sport se aproxima da Sul-Americana

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/11/2014 21h21

Rebaixado para a Série B, o Criciúma deu sinais que perderia mais uma partida do Campeonato Brasileiro, mas mostrou poder de reação para empatar com o Sport por 2 a 2 neste sábado, no Heriberto Hülse, pela penúltima rodada da competição nacional. Lucca marcou os dois gols do time catarinense. Patric e Ewerton Páscoa fizeram para a equipe pernambucana que ficou mais próxima da vaga para a Sul-Americana.

Fases do jogo:
O Sport começou a partida implantando um futebol mais consistente e acabou abrindo o placar, aos oito. O lateral direito Patric recebeu passe de Diego Souza dentro da área e finalizou com precisão para deixar sua marca.

O gol no início não modificou o panorama da partida porque o Sport seguia controlando sua vantagem e via um adversário com muita vontade, mas pouca organização. Os contra-ataques do time pernambucano eram perigosos, mas não foram suficientes para mexerem no placar. A etapa terminou mesmo com a vitória dos visitantes.

A segunda etapa iniciou com duas alterações no Criciúma. João Vítor e Douglas Moreira deixaram o campo para darem entrada a Maicon Silva e Gustavo, respectivamente. Bastou o jogo reiniciar para a equipe da casa deixar tudo igual. Lucca fez bom lance individual dentro da área e aproveitou uma falha de Durval para empatar a partida, aos dois.

Os donos da casa mostraram uma postura diferente e passaram a chegar com maior perigo na área adversária. Mesmo assim, quem ficou em vantagem foi o Sport, aos 12. O lateral Renê cobrou escanteio fechado, a zaga se atrapalhou e Ewerton Páscoa marcou de cabeça.

O time pernambucano voltou a dominar a partida e esteve perto de marcar, aos 17, em dois lances perigosos. Mike obrigou Edson a praticar boa defesa e, no rebote, Iago Maidana tentou cortar e acertou o travessão. O Criciúma não parecia satisfeito com o resultado empatou novamente, aos 22, com Lucca. O atacante passe dentro da área, finalizou cruzado e a bola ainda bateu em Magrão e Renê antes de entrar.

A partida estava equilibrada e o Criciúma se aproximou da virada, aos 38, em uma bicicleta de Gustavo. O Sport tentou responder principalmente nos contra-ataques, mas a partida terminou mesmo empatada.

O melhor:
Lucca.
O atacante marcou os dois gols do Criciúma e foi um dos principais responsáveis pela reação da equipe catarinense.

O pior:
Durval.
O zagueiro não esteve em uma noite feliz porque teve dificuldade para marcar Lucca e ainda falhou no primeiro gol do atacante do Criciúma.

Chave do jogo:
A partida foi equilibrada e o Sport esteve próximo de vencer com certa facilidade. Porém, acabou cedendo espaços e permitiu que o adversário conseguisse empatar a partida em duas oportunidades.

Para lembrar:

Suspensos.
O volante João Vitor e o meia Cleber Santana levaram o terceiro cartão amarelo na noite deste sábado e desfalcam o Criciúma na última partida da equipe na temporada.

Próxima rodada. Os dois times encerram suas participações no Brasileirão no domingo. O Sport recebe o São Paulo, às 17h, na Arena Pernambuco. Por outro lado, o Criciúma visita o Corinthians, no mesmo horário, no Itaquerão.

CRICIÚMA 2 x 2 SPORT

Data:
29/11/2014 (sábado)
Local: Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
Público: 2.498 presentes
Renda: R$ 25.640,00
Cartões amarelos: Cleber Santana, Iago Maidana e João Vitor (Criciúma)
Gols: Patric, aos oito minutos do primeiro tempo; Lucca, aos dois,  Ewerton Páscoa, aos 12, e Lucca, aos 22 minutos do segundo tempo

CRICIÚMA
Edson; Rafael Pereira, Iago Maidana, Fábio Ferreira e Giovanni; João Vitor (Maicon Silva), Barreto, Cleber Santana (Gabriel) e Douglas Moreira (Gustavo); Roger Guedes e Lucca
Técnico: Luizinho Vieira

SPORT
Magrão; Patric, Éwerton Páscoa, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Rithelly, Wendel (Willian), Diego Souza (Régis) e Joelinton (Ananias); Mike
Técnico: Eduardo Baptista