Topo

Marcelo marca e Atlético-PR impõe a quarta derrota seguida ao Goiás

O atacante Marcelo Cirino marcou o gol que deu a vitória ao Atlético-PR  - Heuler Andrey/Getty Images
O atacante Marcelo Cirino marcou o gol que deu a vitória ao Atlético-PR Imagem: Heuler Andrey/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/11/2014 21h22

O Atlético-PR contou com a boa fase de Marcelo Cirino para vencer o Goiás por 1 a 0 neste domingo, na Arena da Baixada, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado assegurou a equipe paranaense na Copa Sul-Americana de 2015 e impôs a quarta derrota seguida ao adversário. O time esmeraldino não corre risco de rebaixamento porque alguns rivais diretos perderam na rodada.

Fases do jogo:
A partida iniciou equilibrada porque os dois times exerciam uma forte marcação. O Atlético-PR melhorou seu rendimento e chegou a assustar em dois lances claros. Dellatorre recebeu passe dentro da área, finalizou com precisão e a bola passou próxima à trave de Renan, aos 20.

Quatro minutos depois foi a vez de Marcelo Cirino perder sua chance. O atacante invadiu a área esmeraldina, mas chutou em cima de Renan. O Goiás, por outro lado, tinha dificuldade para armar jogadas e só conseguia se aproximar da meta adversária em lances de bola parada.

O ritmo da partida diminuiu, principalmente nos quinze minutos finais, e a primeira etapa terminou mesmo empatada sem gols.

A segunda etapa começou com o Atlético-PR tentando implantar seu futebol e quase marcou, aos dez, quando Bady cobrou falta e Dellatorre assustou o goleiro Renan. Os donos da casa seguiam com mais consistência ofensiva e abriram o placar, aos 16, com Marcelo Cirino. O lateral Natanael deu um passe em profundidade e o atacante finalizou com um forte chute para vencer o arqueiro esmeraldino.

Ricardo Drubscky fez as suas três alterações na tentativa de melhorar o Goiás. Lima, Esquerdinha e Welinton Júnior entraram na equipe, mas a equipe visitante seguia inofensivo na frente. O Atlético-PR controlava bem a partida e era perigoso nos contra-ataques.

O time mandante esteve perto do segundo gol, aos 32, quando Cléo recebeu dentro da área, driblou um zagueiro e obrigou Renan a praticar boa defesa. A resposta do Goiás veio dois minutos quando Esquerdinha finalizou e Weverton salvou a equipe paranaense. O placar não se alterou e os visitantes ainda perderam Jackson e Thiago Mendes, expulsos, nos minutos finais.

O melhor:
Marcelo Cirino.
O atacante do Atlético-PR preocupou a defesa adversária durante toda a partida e mostrou suas principais características na marcação de seu gol.

O pior:
Samuel.
Muita luta e pouca objetividade. O atacante do Goiás teve dificuldade para superar o forte sistema defensivo do Atlético-PR e pouco foi notado.

Chave do jogo:
O Atlético-PR mostrou um futebol consistente e acabou vencendo a partida em uma das suas jogadas características. O time usou a velocidade e contou com a boa fase de Marcelo Cirino.

Para lembrar:

Velhos conhecidos.
O confronto da noite deste domingo marcou o reencontro do Goiás com o Claudinei Oliveira. Isto porque, o técnico do Atlético-PR comandou a equipe esmeraldina no Campeonato Estadual.

Suspensos. O volante Hernani levou seu terceiro cartão amarelo e desfalca o Atlético-PR na última rodada. O atacante Samuel e o volante Amaral, ambos do Goiás, não poderão ajudar a equipe esmeraldina pelo mesmo motivo.

Próxima rodada. Os dois times encerram suas participações no Campeonato Brasileiro no próximo domingo. O Atlético-PR visita o Palmeiras, às 17h, no Allianz Parque. Por outro lado, o Goiás recebe a Chapecoense, no mesmo horário, no Serra Dourada.

ATLÉTICO-PR 1 x 0 GOIÁS

Data:
30/11/2014 (domingo)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Auxiliares: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Marcus Vinícius Gomes (MG)
Cartões amarelos: Gustavo e Hernani (Atlético-PR); Felipe Saturnino, Samuel, Jackson e Amaral(Goiás)
Cartão vermelho: Jackson (Goiás), aos 44, e Thiago Mendes (Goiás), aos 47 minutos do segundo tempo
Gol: Marcelo Cirino, aos 16 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO-PR
Weverton; Sueliton, Gustavo, Cleberson e Natanael; Paulinho Dias, Hernani e Bady (Nathan); Marcelo Cirino (Douglas Coutinho), Cléo e Dellatorre (Marcos Guilherme)
Técnico: Claudinei Oliveira

GOIÁS
Renan, Tiago Real, Jackson, Pedro Henrique e Felipe Saturnino (Lima); Amaral, David, Thiago Mendes e Ramon (Esquerdinha); Erik (Welinton Júnior) e Samuel
Técnico: Ricardo Drubscky