Topo

Corinthians leva 5 do Fluminense, mas vai à Libertadores com ajuda do Bahia

Do UOL, em São Paulo

30/11/2014 18h54Atualizada em 30/11/2014 21h47

Mesmo sem chance de entrar no G-4, o Fluminense jogou para impor respeito no Maracanã e venceu o Corinthians por 5 a 2 neste domingo (30). Apesar da derrota, o time paulista garantiu a sua participação na Libertadores de 2015 graças ao Bahia, que derrotou o Grêmio na Arena Fonte Nova.

O que fica difícil é garantir a passagem direto para a fase de grupos, evitando a pré-Libertadores. Para isso, o Corinthians precisará vencer o lanterna Criciúma, no Itaquerão, e torcer por um tropeço do Inter. Caso empate, a equipe colorada terá que perder do Figueirense, fora de casa.

Do outro lado, Fred comemora ao menos a artilharia, apesar de ter saído bravo e desabafando também contra a Globo. Com dois gols na partida, ele assumiu a liderança isolada com 17 gols, descolando de Henrique e Ricardo Goulart, que estacionaram nos 15. Os outros gols da partida foram marcados por Edson por Ralf, que marcou contra, e Conca. Guerrero e Danilo descontaram, e Fábio Santos perdeu pênalti. O peruano assumiu a artilharia do time na temporada, ultrapassando Luciano ao chegar aos 16 gols. 

Com 66 pontos, o Corinthians não pode ser mais alcançado pelo Grêmio, que tem 60 e só mais um jogo. O que resta é tentar a vaga direta para a Libertadores. Para isso, o time precisa torcer contra o Internacional, que fecha o Brasileirão diante do Figueirense, e fazer a sua parte. Caso os gaúchos saiam derrotados, o empate serve. 

Já o Fluminense assume a 5ª colocação com 61 pontos e só cumpre tabela na última rodada contra o Cruzeiro, no Mineirão, no mesmo dia e horário. 
 

Fases do jogo: O Corinthians começou o jogo sem nem dar chance ao torcedor de se ajeitar no sofá. Aos 4 minutos, Renato Augusto deu passe sensacional para Malcom, que tentou, com um leve toque de bico, deslocar Diego Cavalieri. O goleiro fez ótima defesa, mas deu rebote nos pés de Guerrero, que não perdoou e abriu o placar. Sem objetivos no Brasileiro, o Fluminense pareceu sentir o gol.

Cavalieri errou saída de bola e quase viu o peruano marcar um golaço, que seria o segundo dele. A resposta carioca veio só aos 35 minutos. Fred chegou a empatar com um belo peixinho, mas foi flagrado em posição irregular. Quatro minutos depois, foi Fred subiu mais uma vez para brigar pela bola e só não comemorou porque viu Ralf desviar antes contra a sua própria meta, empatando o placar.

No segundo tempo, o Fluminense voltou muito mais ligado e parecia que eram os cariocas que brigavam pela vaga, de tanta vontade. Tirando uma chance de Guerrero novamente aos 4 minutos, os donos da casa dominaram a partida e, em uma sequência de três gols em quase dez minutos, resolveram a partida. Edson, aos 12 minutos, e Fred, aos 19 e 25, garantiram a vitória. Danilo, que acabara de entrar, descontou de cabeça, e Conca garantiu a goleada.

O melhor: O Fluminense. Mesmo sem objetivos no Brasileirão, o time jogou com muita vontade e agradou aos torcedores que estiveram no Maracanã mostrando um bom futebol. De quebra, Fred assumiu a artilharia.

O pior: Apagão corintiano. O time vinha bem até o fim do 1º tempo, mas apagou no início do segundo tempo. Em quase dez minutos, o Fluminense marcou três gols e garantiu a vitória. 

Toque dos técnicos: Em seu penúltimo jogo à frente do Corinthians, Mano Menezes apostou na manutenção do estilo de jogo que levou a sua equipe a brigar pelo G-4 até a reta final do campeonato. Do outro lado, Cristóvão precisou dar motivação para sua equipe apenas estragar a festa corintiana, escalando boa parte do que tinha de melhor.

Para lembrar:
Ao menos a artilharia. Fred mostrou que, se o Fluminense não podia brigar pela Libertadores, ele queria ser o artilheiro do Brasileirão. Agora com 17 gols, ele ultrapassou Henrique, do Palmeiras. E olha que ele tinha feito um antes, mas teve seu tento invalidado por impedimento. 

Artilheiro. Com o gol neste domingo, Guerrero passou a ser o artilheiro do time na temporada, com 16 gols, ultrapassando Luciano. Ele ainda não renovou contrato.

Férias antecipadas. Gil não estará no último jogo do Corinthians na temporada. Pendurado, ele sofreu o amarelo e não enfrenta o Criciúma.

Tabu continua. O Corinthians não ganha há sete anos ou 12 jogos no Maracanã. A última vitória foi no dia 15 de agosto de 2007, quando fez 3 a 2 no Botafogo.

Não se preocupa comigo. Mano Menezes foi muito xingado pela torcida, especialmente após ser expulso no Maracanã. A TV Globo informou que ele deu um recado aos que o xingavam: "Fica tranquilo, já já eu saio". O treinador não terá seu contrato renovado. 


FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 5 X 2 CORINTHIANS


Data: 30 de novembro de 2014, domingo
Horário: 17h (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Público: 16.509 pagantes
Renda: 496.155,00
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio - GO 
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (ambos do GO) 
Cartões amarelos: Marlon e Carlinhos (FLU); Gil, Fábio Santos, Renato Augusto e Paolo Guerrero (COR)
Cartão vermelho: Marlon
Gols: Paolo Guerrero, aos 4 minutos do 1º T; Ralf (contra), aos 39 minutos do 1º T; Edson, aos 12 minutos do 2º T; Fred, aos 19 minutos do 2º T; Fred, aos 25 minutos do 2º T; Danilo, aos 38 min do 2º T; Conca, aos 46 min do 2º T

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Edson, Guilherme Mattis, Marlon e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Wagner (Gustavo Scarpa) e Conca; Rafael Sobis (Kenedy) e Fred (Walter)
Técnico: Cristóvão Borges

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Gil (Danilo) e Fábio Santos; Ralf, Elias (Jadson), Petros e Renato Augusto; Malcom (Luciano) e Guerrero
Técnico: Mano Menezes