Topo

São Paulo enfrenta o Figueirense em despedida de Kaká do Morumbi

Kaká tenta se desvencilhar da marcação do Atlético Nacional na Sul-Americana - Ernesto Rodrigues/Folhapress
Kaká tenta se desvencilhar da marcação do Atlético Nacional na Sul-Americana Imagem: Ernesto Rodrigues/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

30/11/2014 06h00

Rogério Ceni disse que fica. Mas a torcida do São Paulo terá a chance de se despedir de outro ídolo tricolor que vai embora ao fim desta temporada. Kaká tem contrato com o Orlando City e fará neste domingo, contra o Figueirense, às 17h (de Brasília) seu último jogo com a camisa são-paulina no estádio do Morumbi.

Será a penúltima rodada do Brasileiro e, depois dela, o time encerrará o ano contra o Sport, em Pernambuco. O jogo deste domingo pode garantir a vice-liderança da competição e certeza de entrar na Libertadores do ano que vem já na fase de grupos.

Mas para Kaká, terá um gosto especial. Na última sexta-feira, o técnico Muricy Ramalho relembrou as primeiras conversas que teve com o pai do meia sobre o possível retorno do filho, que estava começando a jogar bem novamente no Milan. Muricy disse que, na ocasião, ficou empolgado para contar com o jogador, mas deixou claro que o São Paulo não conseguiria pagar o “salário que ele merecia.”

“Ele disse que dinheiro não era problema e aceitou ter uma redução para vir”, afirmou o treinador, para quem a passagem de Kaká foi fundamental para o elenco que se formou.

Quem acompanha o dia a dia da equipe percebe que o meia se sente bastante à vontade entre os companheiros, sempre puxa as brincadeiras no elenco e tem uma voz de liderança diante dos mais jovens.

Um jogador que já foi considerado o melhor do mundo, explicou Muricy, se dedicar como ele se dedica deu exemplo aos demais. Com 22 jogos e três gols, Kaká superou a desconfiança inicial e teve uma passagem positiva, apesar de não ter brilhado tanto quanto o torcedor mais otimista poderia esperar.

Além de Kaká, Muricy Ramalho deve escalar os jogadores considerados titulares, com exceção de Souza e Michel Bastos, que estão suspenso pelo STJD.

Figueirense

Com a presença assegurada na Série A em 2015, o time catarinense entra em campo tentando alcançar a pontuação necessária para conseguir uma vaga na Copa Sul-Americana. O time iniciou a rodada na 12ª posição com 46 pontos.

Alguns concorrentes diretos também podem subir na tabela e tirar a equipe catarinense do bloco dos classificados (5º ao 12º lugar).

“Precisamos acreditar porque ainda faltam dois jogos e podemos buscar essa vaga. O primeiro objetivo foi alcançado e agora precisamos lutar pelo segundo”, avaliou o meia Giovanni Augusto.

Para o confronto de logo mais, a única baixa será Jefferson. O volante sofreu um estiramento grau 2 na coxa direita e como precisará de aproximadamente 20 dias para se recuperar, ele não poderá jogar nas duas rodadas finais do Brasileirão. O meio-campo se machucou durante a vitória de sua equipe sobre o Vitória por 2 a 0, domingo, no Orlando Scarpelli.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X FIGUEIRENSE
CAMPEONATO BRASILEIRO - 37ª RODADA

Data e hora: 30/11/2014, às 17 horas (de Brasília)
Local: Morumbi
Árbitro: Antônio Denival de Morais (PR)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn e Rafael Trombeta (ambos PR)

São Paulo

Rogério; Auro, Rafael Tolói, Edson Silva e Alvaro Pereira; Denílson, Hudson, Ganso, Alan Kardec e Kaká; Luís Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho

Figueirense

Tiago Volpi; Willian, Thiago Heleno, Nirley e Marquinhos Pedroso; Dener, Paulo Roberto, Marco Antônio e Giovanni Augusto; Pablo e Marcão. Técnico: Argel Fucks