Topo

MP recomenda torcida "descaracterizada" para clássicos no Allianz Parque

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

02/12/2014 17h00

Na esteira da decisão de manter o jogo entre Palmeiras e Atlético-PR para o Allianz Parque, neste domingo (7), o Ministério Público já faz recomendações que os clássicos que serão disputados lá daqui para frente tenha uma torcida "descaracterizada".

De acordo com ele, os torcedores rivais poderiam entrar na arena, desde que não estejam com trajes da equipe rival.

"Não é questão de torcida única, eu acho que as duas torcidas podem entrar no estádio, mas descaracterizados. Veja, em Minas, eles fizeram isso. Claro que a Polícia Militar tem capacidade de controlar isso daí, mas são medidas preventivas que precisam ser tomadas. Vocês não tocaram em um ponto delicado, mas até na Europa eles separam a torcida organizada", explicou Paulo Castilho em entrevista nesta terça-feira (2).

"Veja o que a arena precisou fazer para receber a torcida do Sport? Colocaram duas grades de cada lado, tiraram pontos de visão de vários torcedores e ainda perderam cinco mil ingressos. Não tem como dar um setor desses só para os visitantes", completou.

O primeiro clássico do local está marcado para acontecer no dia 8 de fevereiro de 2015, na 3ª rodada do Campeonato Paulista, entre Palmeiras e Corinthians.

Castilho ainda elogiou a modernização dos estádios e as inaugurações das novas arenas, mas ressaltou que é necessário evoluir conforme as necessidades para cada partida.

"Eu não estou dizendo que sou contra as novas arenas, mas precisamos criar uma nova cultura, algo novo para que os torcedores entendessem que se invadirem o estádio, que se fizessem algo errado, que eles serão punidos", finalizou.

Três clássicos já foram disputados na nova arena do Corinthians. Nenhum incidente grave foi registrado, e a torcida rival teve, nas três ocasiões, um espaço reservado e um acompanhamento especial da Polícia Militar durante o trajeto.