Topo

Inter vira aos 50 min, vence o Figueirense e escapa do grupo da morte

Do UOL, em Porto Alegre

06/12/2014 18h27

O Internacional dependia apenas de suas forças, mas só foi garantir vaga direta na Libertadores no último segundo de jogo. Neste sábado, em Florianópolis, o Colorado saiu atrás do placar, em um jogo com quatro expulsos, e virou para 2 a 1 aos 50 minutos do segundo tempo. O gol de Wellington Silva garantiu o time gaúcho na terceira posição do Campeonato Brasileiro.

A vitória em Santa Catarina levou o Inter aos 69 pontos e garantiu o terceiro lugar, em cima do Corinthians, pelo número de vitórias. A equipe dirigida por Mano Menezes venceu o Criciúma e durante boa parte da tarde de sábado esteve a frente do Colorado na tabela.

Fases do jogo: Mesmo com três zagueiros, Paulão foi a grande novidade na escalação, o Internacional começou em cima. Com marcação alta e os laterais livres, o Colorado foi quem dominou o jogo nos 20 minutos iniciais. Alan Ruschel teve duas chances dentro da área e perdeu.

A grande chance do Colorado, contudo, veio em uma cobrança de falta com jogada ensaiada. Valdívia bateu, Rafael Moura mergulhou e deu um peixinho. A bola passou muito perto da trave direita de Tiago Volpi.

O Figueirense, com muita dificuldade, só foi começar a atacar depois dos 30 minutos. Foi aí que Felipe conseguiu duas conclusões em sequência, mas defendidas por Alisson. O time da casa acabou indo para o vestiário em melhor momento que a equipe gaúcha.

O começo do segundo tempo seguiu a inversão do cenário. Logo com 1 minuto, Alisson errou o tiro de meta e fez um milagre segundos depois, em um chute à queima roupa dentro da pequena área. Mas a desatenção vermelha ainda geria ao seu ápice. Três minutos mais tarde, o Figueirense deu quatro toques na bola e fez o gol. Yago levantou na área, os zagueiros ficaram parados, Pablo se infiltrou e fuzilou para o fundo da rede.

Depois de levar o gol, o Inter entrou em desespero e Abel Braga iniciou as trocas em série. Tirou Alan Costa e Alex para colocar os jovens Taiberson e Gustavo Ferrareis, apostando na velocidade. Sem ver boa resposta em campo, o Colorado teve uma boa notícia: o empate do Criciúma no Itaquerão. Dependendo de um gol, o time vermelho foi todo para cima sacando Valdívia para colocar Wellington Paulista.

A dificuldade do Inter em criar chances foi reduzida quando França levou cartão vermelho. O lateral fez falta dura em Taiberson e deixou o Colorado em vantagem. Com ela, passou a forçar de qualquer jeito um gol. Só que ao mesmo tempo, o Corinthians marcou o segundo em São Paulo ficando em vantagem na disputa pelo terceiro lugar.

Quando tudo parecia perdido, Rafael Moura acertou uma cabeçada no ângulo: 1 a 1, aos 41 minutos. Só que Alan Ruschel levou cartão vermelho e enfraqueceu o plano de ir para o abafa. Antes do apito final ainda houve tempo para Nirley e Wellington Paulista serem expulsos por troca de empurrões. Aos 50 minutos, Wellington Silva invadiu a área e chutou. Tiago Volpi ainda tocou na bola e deu dramaticidade ao gol, que demorou a sair.

Melhor: Marcão - atacante criou boas chances e levou perigo a defesa do Inter, especialmente no segundo tempo. Teve duas chances para fazer o 2 a 0 e parou em defesas incríveis de Alisson.

Pior: Alan Ruschel - lateral esquerdo perdeu duas chances no começo do jogo, deu uma cotovelada e escapou do cartão vermelho ainda no primeiro tempo. E ao longo de todo o jogo, foi permissivo na marcação e acabou sendo inconstante no apoio

Chave do jogo: Pressão - O melhor momento do Inter no jogo foi quando conseguiu aplicar marcação pressão em cima do Figueirense, nos 20 minutos iniciais. E o time catarinense deu o troco no princípio da etapa final. A diferença? O Figueira foi efetivo e marcou com Pablo.

Toque dos técnicos: Sem seis titulares das formações usadas recentemente, Abel Braga voltou a usar três zagueiros – como já havia feito diante do São Paulo. A diferença foi a postura: se no Morumbi houve retranca, no Orlando Scarpelli não. Wellington Silva e Alan Ruschel foram liberados e ajudaram o Colorado a fazer uma blitz no início da partida.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE 1 X 2 INTERNACIONAL

 

Data e hora: 06/12/2014 (sábado), às 16h30min (horário de Brasília)
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)
Cartões amarelos: Thiago Heleno, Yago (FIG); Willians, Alan Ruschel, Rafael Moura (INT)
Cartão vermelho: França e Nirley (FIG); Alan Ruschel e Wellington Paulista (INT)
Gols:  Pablo, aos 4 minutos do segundo tempo. Rafael Moura, aos 41 minutos do segundo tempo. Wellington Silva, aos 50 minutos.

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Yago, Nirley, Thiago Heleno, Marquinhos Pedroso; Denner, França, Marco Antônio, Felipe; Pablo e Marcão (Nem)
Técnico: Argel Fucks

INTERNACIONAL: Alisson; Ernando, Paulão e Alan Costa (Taiberson); W. Silva, Willians, Aránguiz, Alex (Gustavo Ferrareis), Valdivia (Wellington Paulista) e Alan Ruschel; Rafael Moura
Técnico: Abel Braga