Topo

Com queda de baianos, Brasileirão terá só dois times fora do Sul e Sudeste

Do UOL, em São Paulo

07/12/2014 19h38

A queda de Vitória e Bahia e a permanência do Palmeiras na primeira divisão fizeram com que o Campeonato Brasileiro de 2015 tenha apenas dois clubes de fora das regiões Sul e Sudeste. Apenas Goiás e Sport, que permaneceram na Série A desta temporada, estarão no torneio.

O Sudeste seguirá como a região com mais representantes, com São Paulo como maior “culpado”. Com a subida da Ponte Preta e a permanência do Palmeiras, os paulistas voltarão a ter cinco clubes na elite.

O Rio de Janeiro seguirá com três clubes, com a entrada do Vasco na vaga do Botafogo. Minas Gerais completam os representantes do Sudeste com dois clubes.

Santa Catarina chega ao Brasileirão como o segundo estado com mais representantes. Além de Chapecoense e Figueirense que permaneceram, os catarinenses terão Joinville e Avaí na elite. Criciúma, que foi rebaixado, tirou a chance da supremacia do estado.

Ainda na região sul, Rio Grande do Sul e Paraná terão dois representantes cada um. Atlético-PR e Coritiba pelos paranaenses e Inter e Grêmio pelos gaúchos.

Com isso, as reclamações de longas viagem durante o Brasileirão deverá diminuir para a próxima temporada. Cada time só terá de ir apenas uma vez até o Nordeste, região mais distante da maioria dos clubes.