Topo

Cruzeiro vira sobre Flu com golaço de Moreno e bate recorde de pontos no BR

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/12/2014 18h56

O trio elétrico que levou os jogadores do Cruzeiro ao Mineirão no início da tarde deste domingo mostrou que o clima era de festa para os campeões brasileiros na 38ª e última rodada do torneio. E a comemoração se estendeu quando a bola rolou. Com um golaço de Marcelo Moreno em belo voleio, os mineiros venceram o Fluminense, de virada, por 2 a 1 e encerraram em grande estilo a campanha vitoriosa na competição. Fred abriu o placar para os cariocas.

Com o resultado positivo, o time celeste fechou a competição com impressionantes 80 pontos conquistados – 24 vitórias, oito empates e seis derrotas. O número é um recorde na era dos pontos corridos. A marca anterior era do São Paulo de 2006, com 78 pontos. Já o Fluminense, que amargou novo tropeço na reta final, terminou em sexto lugar. Ainda assim, pode comemorar a vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil 2015.

Fases do jogo: A festa que tomou conta do Mineirão desde o início da tarde parecia continuar no gramado quando a bola rolou. Campeão Brasileiro, o Cruzeiro controlava as ações e não deixava o Fluminense se criar em campo.

O cenário se manteve durante boa parte da etapa inicial, mas foi rapidamente alterado aos 33 minutos do primeiro tempo. Na primeira chance que os cariocas tiveram, Fred mostrou porque foi o artilheiro do torneio. Após um forte chute cruzado de Wagner, o atacante aproveitou o rebote do goleiro Rafael e, dentro da área, tocou para o fundo a rede.

O gol do Fluminense diminuiu a empolgação dos torcedores no Mineirão, mas não segurou o ritmo do Cruzeiro, que seguiu pressionando até conseguir o empate. Aos 44 minutos, Nilton aproveitou cobrança de escanteio, subiu mais alto que a defesa carioca e testou firme para o gol, fazendo 1 a 1 no placar.

Na volta do intervalo, o domínio do Cruzeiro continuou. Ainda que o Fluminense tentasse resistir, os mineiros sufocavam a defesa do goleiro Diego Cavalieri. E coube ao atacante Marcelo Moreno marcar o gol que selaria a vitória, garantiria recordes ao time celeste e fecharia com chave de ouro a campanha vitoriosa. Aos 14 minutos, o boliviano aproveitou bom cruzamento de Mayke e acertou um lindo voleio, sem chance de defesa para o arqueiro tricolor.

Foi o desfecho praticamente perfeito de um time que comandou o jogo, bem como fez com o campeonato. Bastou aguardar o apito final para dar prosseguimento à festa.

Melhor: Marcelo Moreno – o golaço de voleio já seria suficiente para apontá-lo como destaque do jogo. Mas além disso, o atacante se movimentou bastante e comandou o Cruzeiro em campo

Pior: Guilherme Mattis – o jovem zagueiro tricolor esteve perdido na marcação e foi facilmente envolvido pelo bom ataque do advesário. Foi sacado no início do segundo tempo

Chave do jogo: Pressão do Cruzeiro no segundo tempo. Mesmo com o título já garantido, os mineiros queriam a vitória e pressionaram bastante o Fluminense até conseguirem o gol da vitória.

Para lembrar: No duelo entre os dois times no primeiro turno, em 7 de setembro, Marcelo Moreno também marcou um belo gol de voleio. Na ocasião, os dois times empataram por 3 a 3.

Com o gol marcado neste domingo, Fred sagrou-se o artilheiro do Campeonato Brasileiro 2014. O atacante do Fluminense balançou as redes 18 vezes, contra 16 de Henrique, do Palmeiras e 15 de Ricardo Goulart e Marcelo Moreno, ambos do Cruzeiro. Esta foi a segunda vez que o tricolor foi o maior goleador do torneio. Em 2012, ele fez 20 gols.

O Cruzeiro também alcançou marca importante. A vitória deste domingo foi a 24ª nom torneio, novo recorde na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro.

Com o sexto lugar confirmado, o Fluminense não precisará disputar a fase preliminar da Copa do Brasil e entrará direto nas oitavas de final da competição. O Tricolor foi beneficiado pelo fato de o Atlético-MG, em quinto, já estar garantido na Copa Libertadores.

CRUZEIRO 2 x 1 FLUMINENSE

Data: 07/12/2014 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Marcos Rogério da Silva (PR) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Cartões amarelos: Willian (CRU); Edson, Elivelton, Diguinho e Valência (FLU)
Gols: Fred, aos 33 minutos do primeiro tempo; Nilton, aos 44 do primeiro tempo, e Marcelo Moreno, aos 14 do segundo tempo

Cruzeiro
Rafael; Mayke, Léo, Manoel e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro (Marlone) e Ricardo Goulart; Willian (Judivan) e Marcelo Moreno (Júlio Baptista)
Técnico: Marcelo Oliveira

Fluminense
Diego Cavalieri, Edson, Elivélton. Guilherme Mattis (Kenedy) e Chiquinho; Valencia, Diguinho, Wagner e Darío Conca (Walter); Rafael Sóbis (Gun) e Fred
Técnico: Cristóvão Borges