Topo

Melhor do returno, Corinthians leva título simbólico no Brasileirão

Guerrero foi o grande nome da arrancada corintiana no Brasileiro - Reinaldo Canato/UOL
Guerrero foi o grande nome da arrancada corintiana no Brasileiro Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Do UOL, em São Paulo*

07/12/2014 22h26

Graças à derrota do São Paulo para o Sport e à vitória do Cruzeiro por placar apertado contra o Fluminense, o Corinthians se sagrou campeão do returno do Campeonato Brasileiro. Quarto colocado na classificação geral, o time dirigido por Mano Menezes teve o melhor aproveitamento da segunda etapa da competição. Com 12 pontos somados, o Botafogo foi o pior time do segundo turno.

No returno, foram 37 pontos conquistados pelo Corinthians, com 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. A pontuação é idêntica à do campeão Cruzeiro, que teve um gol a menos no saldo conquistado em 19 rodadas.

Curiosamente, esse número não leva em consideração os exatos últimos 19 jogos do Corinthians no campeonato. Isso porque os mandos do time paulista e do Botafogo, em seus dois confrontos, foram alternados pela CBF em razão do primeiro teste do Itaquerão, antes da Copa. Assim, segundo a tabela oficial da entidade, Corinthians 1 x 1 Botafogo do dia 1º de junho foi válido pelo returno. Esse ponto é o que garante o título simbólico da equipe de Parque São Jorge.

Se fosse levado em conta apenas o retrospecto cronológico, nos últimos 19 jogos o Corinthians teria conquistado 36 pontos, já que o duelo contra o Botafogo do dia 11 de outubro (válido pela 9ª rodada segundo a CBF) foi vencido pelos cariocas por 1 a 0.

Apesar do desempenho expressivo no returno, o Corinthians ficou a um ponto de atingir a vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores. Com o quarto lugar no Brasileiro, será preciso enfrentar uma equipe colombiana na fase preliminar da competição sul-americana.

* Atualizada às 11h14 de 08/12