Topo

Richarlyson chora, confirma aposentadoria e reforça mágoa com arbitragem

Do UOL, em São Paulo

07/12/2014 22h22

A derrota por 1 a 0 do Vitória para o Santos, neste domingo, na última rodada do Campeonato Brasileiro foi mesmo a última partida do lateral esquerdo Richarlyson. Depois do confronto que decretou o rebaixamento do time baiano, o jogador afirmou que não vai mais atuar profissionalmente, foi às lágrimas e reforçou a mágoa com o árbitro Elmo Alves Resende da Cunha.

"De pronto imediato, como capitão, só posso pedir desculpas. Hoje foi meu último jogo. Vou conversar com meus familiares. Tenho recebido carinho dos meus familiares, que estão pedindo para ter calma. Minha decisão hoje é essa: encerro minha carreira como profissional", afirmou Richarlyson, que não conteve a emoção e chorou após a partida no Barradão.

Ele havia declarado que se aposentaria na rodada anterior, quando o Vitória foi goleado por 4 a 0 pelo Flamengo. Na partida, os jogadores do time baiano ficaram na bronca por um pênalti não-marcado em Dinei e com a expulsão de Escudero. Richarlyson deixou o gramado avisando que não passaria mais por isso, assim, encerraria a carreira.

"O episódio da semana passada não entra em minha cabeça. Da forma como aconteceu me deixa muito triste. O futebol tem perdido a essência. Talvez tenham outras coisas que não só paixão no meio disso. Isso me entristece. Mediante o que aconteceu, 16 anos de carreira é difícil", explicou, antes de atacar novamente o árbitro: "Gostaria que ele fosse homem o suficiente para dizer que errou, mas nem isso ele fez".

Filho do ex-ponta-direita Lela e irmão do atacante Alecsandro, do Flamengo, Richarlyson abandona o futebol aos 31 anos. Jogou por Fortaleza, Salzburg (Áustria), Santo André, São Paulo e Atlético-MG, além do Vitória. Foi tricampeão brasileiro com o São Paulo e ganhou a Copa Libertadores com o Atlético-MG.