Topo

Sport faz gol relâmpago e vence o São Paulo em jogo com ritmo de férias

Do UOL, em São Paulo

07/12/2014 18h52

Em um jogo que não valeu nada para a definição do Campeonato Brasileiro, o Sport venceu o São Paulo em Pernambuco por 1 a 0, com um gol relâmpago logo aos 3 minutos do primeiro tempo. O atacante Joelinton aproveitou um erro coletivo da defesa tricolor para ficar na cara de Denis, chutar no canto do goleiro e abrir o placar.

Mesmo com desvantagem durante quase toda a partida, o São Paulo pouco fez para ameaçar a meta pernambucana. Na semana que antecedeu o confronto em Recife houve festa de confraternização entre os jogadores, já em ritmo de férias.

O time paulista terminou o campeonato na vice-liderança e garantiu vaga à fase de grupos da Libertadores de 2015. Já o Sport, que venceu após dois empates seguidos, jogará a Copa Sul-Americana.

Fases do jogo. Como era esperado, o jogo não ofereceu grandes emoções aos torcedores das duas equipes. O técnico Muricy Ramalho levou a campo um São Paulo misto, mesclando titulares e reservas. Já Eduardo Baptista escalou suas melhores peças disponíveis. Mas o primeiro tempo transcorreu de forma lenta, sem muitas chances de gol, exceto uma rápida troca de passes pernambucana logo no começo, que pegou a defesa tricolor desarrumada: 1 a 0, gol de Joelinton.

Com a bola rolando principalmente entre as duas intermediárias, os dois times tiveram alguma dificuldade de chegar à área adversária.

No segundo tempo, o time pernambucano se manteve mais presente ao ataque e teve duas ótimas chances para aumentar o placar. O São Paulo, que colocou Ademilson e Ewandro, também chegou com perigo uma vez e ficou perto de empatar. Faltou pontaria, no entanto, e o placar se manteve inalterado.

O melhor. Joelinton. Além do gol, o atacante do Sport se movimentou bastante no setor ofensivo e chegou chutar uma bola no travessão e a deixar um companheiro na cara do gol.

O pior. Alexandre Pato. Com as férias antecipadas de Luis Fabiano, Pato ganhou uma chance de mostrar serviço a Muricy Ramalho. Mas jogou mal, errou passes e perdeu bolas no campo de ataque. Acabou substituído no intervalo, coisa que o técnico não costuma fazer.

Para lembrar:

Roupa nova... O São Paulo estreou seus novos conjuntos do uniforme fabricado pela Penalty. A camiseta e os shorts principais têm pouca diferença em relação aos anteriores. Já a camisa do conjunto reserva (que foi usado no segundo tempo) tem listras verticais mais largas.

... briga velha. Isso porque, apesar de o clube ter contrato com a Penalty até o fim de 2015, tudo leva a crer que ele será rompido antes do fim. As duas partes andam brigando feio ultimamente.

Arroz de festa. O lateral esquerdo Renê foi homenageado antes do jogo por ter conseguido uma marca rara: entrou em campo em todas as 38 partidas do Sport no Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA
Sport 1 x 0 São Paulo
Campeonato Brasileiro – 38ª rodada
Data e hora: 7 de dezembro de 2014, domingo, às 17h (de Brasília)
Local: Arena Pernambuco (Recife)
Árbitro: Wagner Reway (Mato Grosso)
Auxiliares: Danilo Manis (São Paulo) e Eduardo Conçalves (Mato Grosso do Sul)
Gol: Joelinton, aos 3min do 1º tempo (Sport)
Cartão amarelo: Osvaldo (São Paulo)

São Paulo
Denis; Auro, Rafael Toloi, Edson Silva e Reinaldo; Denilson, Souza e Michel Bastos (Ademilson); Osvaldo (Ewandro), Alexandre Pato (Boschilia) e Alan Kardec. Técnico: Muricy Ramalho

Sport
Magrão; Patric, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Rithely, Danilo (Willian), Diego Souza (Ananias) e Mike (James Dean); Joelinton. Técnico: Eduardo Baptista