Topo

Santos apostou tudo na saída de Oswaldo. Mas acaba 2014 no mesmo lugar

Enderson Moreira substituiu Oswaldo, mas realidade do Santos seguiu a mesma - Cristiano Andujar/Getty Images
Enderson Moreira substituiu Oswaldo, mas realidade do Santos seguiu a mesma Imagem: Cristiano Andujar/Getty Images

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

08/12/2014 06h00

O gol marcado por Thiago Ribeiro, nos acréscimos do jogo contra o Vitória, fez o Santos subir duas posições na classificação final do Campeonato Brasileiro. Até então 11º colocado, o time santista terminou em nono com os três pontos somados no Barradão. Nada capaz de fazer valer a aposta da diretoria do clube feita há três meses.

Em 2 de setembro, de maneira surpreendente, o Santos anunciou a demissão de Oswaldo de Oliveira. Naquele momento, o clube era exatamente o 11º colocado após 18 rodadas do Campeonato Brasileiro. Com Enderson Moreira, o time santista terminou 2014 com as mesmas interrogações e os mesmos problemas.

A rigor, o aproveitamento dos dois treinadores no Brasileiro foi praticamente igual. Com Oswaldo de Oliveira, o índice de pontos conquistados foi de 42,5%. Já com Enderson Moreira, somente em jogos da Série A, o número subiu de maneira tímida e chegou a 50%. O problema é que a demissão de Oswaldo ainda custou R$ 800 mil para os cofres santistas. 

Nos dois principais desafios que recebeu, Enderson não conseguiu êxito. O treinador era aposta da diretoria para recuperar o futebol de Leandro Damião, adquirido do Internacional por mais de R$ 40 milhões, mas ele sequer conseguiu ser titular do Santos. No último jogo de 2014, voltou a perder oportunidades de marcar e até furou em uma finalização. 

O Santos ainda apostava no currículo do novo treinador para revelar mais jogadores da base. A rigor, essa realidade não mudou na passagem de bastão de Oswaldo para Enderson. O jovem Caju, que virou titular da lateral esquerda, foi a exceção. Por outro lado, o atual comandante pode atribuir ao próprio trabalho a ascensão de Lucas Lima. O meia não se dava com Oswaldo, mas hoje é o principal nome do time. 

Nos próximos dias, enquanto não decide o próximo presidente, o Santos terá um dilema. A maioria dos candidatos é favorável à saída do atual treinador. Enderson Moreira, entretanto, tem contrato assinado até dezembro de 2015. Na última semana, ele declarou que deseja permanecer.