Topo

Flu vê orçamento 40% menor e mira reforços com 'custo zero' para Brasileiro

O zagueiro Antônio Carlos veio sem custos após rescindir seu contrato com o São Paulo - Nelson Perez/Fluminense FC
O zagueiro Antônio Carlos veio sem custos após rescindir seu contrato com o São Paulo Imagem: Nelson Perez/Fluminense FC

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/04/2015 06h00

A redução drástica de orçamento no Fluminense imposta pelo fim da parceria com a Unimed Rio no ano passado mudou a forma do clube buscar reforços no mercado. Antes conhecido pelas altas quantias gastas com contratações de medalhões, o Tricolor agora procura atletas que possam vir sem custos para as Laranjeiras.

Os exemplos mais recentes são o zagueiro Antônio Carlos e Pierre. Os dois vieram de São Paulo e Atlético-MG, respectivamente, sem que o Fluminense precisasse arcar com despesa alguma, algo tratado como essencial nas negociações. Os dois rescindiram seus compromissos com os ex-clubes e assinaram contratos definitivos até o fim de 2016 mesmo sem o pagamento de multas.

"A tendência é trazer de dois a quatro jogadores [para o Campeonato Brasileiro], mas dentro das nossas condições. O Fluminense trabalha com um orçamento de 40% do que era antes no profissional. Estamos fazendo o melhor que pode ser feito. Fazendo uma análise muito detalhada. Estamos trazendo jogadores muito vitoriosos, Antônio Carlos e Pierre. E conseguimos sem custos", explicou o vice presidente de futebol do Fluminense, Mário Bittencourt. "Sabemos que o torcedor anseia e sonha com alguns nomes. Esse ano tivemos que colocar os pés no chão”, completou.

A situação vem justamente em um momento em que o Fluminense tenta qualificar seu elenco com jogadores que venham prontos para a disputa do Campeonato Brasileiro. Ou seja, o Tricolor busca nomes experientes, mas sem a necessidade de pagamento de multas ou qualquer tipo de valor a outro clube.

A mesma tática será utilizada, por exemplo, no caso do atacante Magno Alves, do Ceará. O Fluminense deseja a contratação do jogador, mas só irá executá-la caso não tenha que pagar ao time nordestino. No ano passado, o atleta de 39 anos até mesmo cogitou pagar sua multa (cerca de R$ 300 mil) do próprio bolso para defender o time das Laranjeiras.

"Aconteceu [negociação] no ano passado e tem possibilidade, obviamente, de acontecer novamente. Durante esse ano procuramos... o interesse segue, acredito, que de ambas as partes. Ouvi uma declaração de algum dirigente do Ceará de que nós estaríamos querendo apagar uma situação. Não falamos com o Magno recentemente. Continua nos interessando", disse Bittencourt sobre o atacante do Ceará.
A tendência é que o Fluminense contrate ainda para o Brasileiro dois atacantes e um lateral esquerdo. Além de Antônio Carlos e Pierre, o Tricolor também acertou recentemente a chegada do lateral esquerdo do Cruzeiro Breno Lopes, ainda não anunciado oficialmente nas Laranjeiras.

O Fluminense está em Mangaratiba para um período de treinos que se encerra no próximo sábado, com um amistoso no local com o São Cristóvão. O Tricolor só volta a disputar uma partida oficial no dia 9 de maio, contra o Joinville, no Maracanã, na estreia pelo Brasileiro.