Topo

Fla sonha com Libertadores. Mas não sabe o que é G-4 desde 2011

Ronaldinho ainda atuava pelo Flamengo na última vez rubro-negra no G-4 do Brasileiro  - EFE/A.Lacerda
Ronaldinho ainda atuava pelo Flamengo na última vez rubro-negra no G-4 do Brasileiro Imagem: EFE/A.Lacerda

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/05/2015 06h10

O Campeonato Brasileiro começa para o Flamengo no próximo domingo (10). A partida contra o São Paulo, às 16h, no Morumbi, marca o início da caminhada por uma vaga na Copa Libertadores de 2016. É com este sonho que o Rubro-negro projeta a participação na competição. Porém, o time da Gávea não frequenta o G-4 desde dezembro de 2011, quando Ronaldinho Gaúcho ainda defendia as suas cores.

O retrospecto recente nos pontos corridos está longe de empolgar e terá de ser superado para o Flamengo cumprir o objetivo. Em 12 edições no formato, o Rubro-negro só obteve a vaga na principal competição do continente em três ocasiões e ficou abaixo do décimo lugar em sete oportunidades.

Nos dois últimos Brasileiros, o time carioca brigou contra o rebaixamento. Já são quase três anos e meio sem frequentar o cobiçado G-4.

“É uma situação muito complicada. Quando cheguei ao Flamengo, disse que a conquista do título seria sair da confusão. Mas é um título ruim, de m... O discurso do Flamengo tem de ser brigar pelo título e por uma vaga na Libertadores. Não queremos ficar na confusão e desejamos a parte de cima da tabela. Caminhamos, mas sentimos que ainda falta alguma coisa”, analisou o técnico Vanderlei Luxemburgo.

E faltam reforços. Luxa quer ao menos atacante e meia. Um atleta de peso é o verdadeiro desejo e atende pelo nome de Robinho, visto como ídolo e potencial condutor do programa de sócio-torcedor.

Enquanto aguarda as ações e sofre com as restrições iniciais do Conselho Diretor, o comandante busca não lamentar, mas admite a urgência em capacitar o elenco para cumprir a meta de frequentar a parte de cima da tabela no Campeonato Brasileiro.

“Não adianta lamentar. Precisamos começar. Gostaria de ter o elenco fechado em janeiro, mas não conseguimos. Vamos trabalhar”, encerrou Luxa.