Topo

Duelo em Santa Catarina marca o encontro das melhores defesas do país

Paulo Matuck

Especial para UOL Esporte

09/05/2015 06h00

Para quem gosta de futebol ofensivo e times buscando o ataque, programar-se para assistir Chapecoense x Coritiba, neste sábado, a partir de 18h30 na Arena Condá, pela primeira rodada do Brasileirão-2015, certamente não parece ser recomendável. Pelos menos os números do desempenho das equipes nas edições anteriores da competição indicam isso.

Ataque x defesa

A Chapecoense participou pela primeira vez do Brasileirão em sua fase moderna no ano passado. Seu objetivo era permanecer na divisão de elite. Conseguiu graças a um sistema defensivo que, em seus domínios sofreu, em média, 0,58 gol por jogo.

Isso foi suficiente para colocar a equipe com a defesa menos vazada entre as que estão na primeira divisão do Brasileirão 2015 levando-se em consideração todos os resultados do torneio entre 2003 e 2014. Nessa comparação só não entra outro time catarinense, o Joinville, que vai fazer sua estreia na competição desde que o novo formato, o de pontos corridos, foi adotado, em 2003.

O Coritiba, todavia, não fica muito atrás nesse quesito. Quando sai de seus domínios, sua defesa leva 1,36 gol por partida. É a terceira menos vazada no ranking de defesas de equipes visitantes. Só é superada por Corinthians e São Paulo.

Porém, quando são computados os números de todos os jogos, em casa e fora, o Coritiba pode se gabar de ter a melhor defesa da elite do futebol nacional, com média de 1,06 gol sofrido por jogo. A da Chapecoense, com média de 1,16, fica em quarto posto no ranking geral.

Se a defesa é boa, o ataque da Chapecoense é fraco. Faz, em média, 1,26 gol por jogo atuando na Arena Condá. É o menos eficiente da Série A. O poder ofensivo dos paranaenses também não empolga. Como visitante, o Coritiba marca 0,84, é o décimo oitavo melhor ataque da elite do futebol nacional.

Fator estreia

Essa é a segunda vez que a Chapecoense fará sua estreia na competição em casa. Na primeira, justamente contra o Coritiba, houve empate. O placar certamente não foi uma surpresa. Ficou no 0 a 0.

O Coritiba tem aproveitamento de 33,3% quando estreia como visitante no Brasileirão em sua era moderna. Foram cinco jogos, com uma vitória, dois empates e duas derrotas.

Média de aproveitamento

Quando atua em seus domínios, a Chapecoense apresenta média de aproveitamento de 54,39% de pontos conquistados. Embora tenha sido suficiente para escapar da degola no ano passado, está longe de ser uma marca espetacular. É superior apenas a de Avaí e Ponte Preta entre os times da Série A.

O Coritiba, no entanto, está longe de ser um visitante ameaçador. Ganha somente 26,89% dos pontos quando sai de seus domínios, o que o coloca como décimo sexto colocado no ranking histórico dos visitantes da elite do Brasileirão. Supera somente Avaí, Sport e a própria Chapecoense.

Histórico

As equipes se enfrentaram três vezes no Brasileirão, sendo duas na era moderna e uma no tempo do sistema classificatório com finais em mata-mata. O Coritiba saiu vencedor em duas oportunidades e houve empate em uma ocasião.