Topo

Com um jogador a mais, Flu sofre contra Joinville, mas vence com gol no fim

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/05/2015 22h54

Mesmo com um jogador a mais durante quase toda a partida, o Fluminense encontrou muita dificuldade para acertar a pontaria e só marcou o gol único da vitória por 1 a 0 sobre o Joinville nos últimos minutos do duelo no Maracanã em sua estreia pelo Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado.Vinicius foi o responsável pelo gol da vitória, aos 42min da etapa final.

O Fluminense volta a jogar no próximo domingo, em Brasília, onde enfrenta o Atlético-MG pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Joinville recebe o Palmeiras no mesmo dia, na Arena Joinville, também pela competição nacional. 

Fases do jogo: O primeiro tempo foi de ampla superioridade do Fluminense no Maracanã. O Joinville tinha muita dificuldade para se arriscar no ataque e era constantemente ameaçado pelo Tricolor, principalmente com Kenedy e Fred.

O Fluminense, no entanto, não conseguia aproveitar as chances que apareciam. O Tricolor chegou a ficar em superioridade numérica após a expulsão de Naldo aos 22min, mas o melhor que fez foi justamente a cobrança da falta seguinte ao cartão vermelho, quando Jean forçou Oliveira a realizar incrível defesa.

Mas o destaque do primeiro tempo ficaria com o goleiro Olivera, que foi seguro nas poucas vezes que o Fluminense acertou sua pontaria. Ele também conseguiu irritar bastante a torcida tricolor ao fazer cera em muitos lances na tentativa de esfriar a partida.

O segundo tempo começou com tônica parecida, mas com um Joinville um pouco mais perigoso. O time catarinense ameaçava contragolpes em velocidade, embora a maioria deles esbarrasse nas dificuldades técnicas de seus jogadores e na inferioridade numérica.

A situação foi deixando o Fluminense cada vez mais nervoso em campo. Tanto que, mesmo com mais jogadores em campo e maior qualidade técnica, o Tricolor se mostrava perdido no gramado e praticamente não criava oportunidades, além de sofrer ameaças nos contra-ataques. 

O Tricolor, no entanto, contaria com o brilho individual de VInicius para vencer a partida. O meia havia acabado de entrar em campo no lugar de Giovanni e acertou um belo chute de fora da área para dar a vitoria ao Fluminense aos 42min do segundo tempo, para alívio da torcida que apoiou durante todo o tempo no Maracanã. Depois, coube ao time das Laranjeiras apenas administrar o placar até o apito final, o que fez sem maior dificuldade.

O melhor – Oliveira: O goleiro teve atuação segura e contou até mesmo com a sorte para fazer grandes defesas no duelo com o Fluminense. Foi o principal responsável vender caro a derrota do Joinville no Maracanã.

O pior –Naldo: O zagueiro do Joinville foi expulso ao levar dois amarelos ainda aos 22min do primeiro tempo e complicou muito a missão da equipe catarinense de sair com um bom resultado do Rio de Janeiro.

Chave do jogo:A péssima pontaria quase complicou Fluminense. O time atacou muito e foi superior durante quase toda a partida no Maracanã, mas encontrou muita dificuldade em transformar o domínio em liderança no placar.

Para lembrar:

- Magno Alves e Antônio Carlos estavam relacionados para a partida deste sábado, mas acabaram não estreando pelo Fluminense por questões burocráticas. O departamento jurídico do clube entendeu que a escalação dos atletas poderia causar interpretações contrárias ao Tricolor na Justiça Desportiva e os vetou por precaução.

- O Fluminense aproveitou a estreia no Campeonato Brasileiro para usar pela primeira vez sua nova terceira camisa, de cor verde. O uniforme foi lançado em abril, mas só agora o Tricolor teve oportunidade para utilizá-lo em uma partida oficial. No intervalo, o Tricolor ainda apresentou Antônio Carlos e Magno Alves à torcida.

FLUMINENSE 1 x0 JOINVILLE

Data e hora: 09/05/2015, às 21h (horário de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Arbitragem: Leonardo Garcia Cavaleiro
Auxiliares: Luiz Antonio Muniz de Oliveira e Silbert Faria Sisquim
Cartões amarelos:Wagner, Vinicius (FLU)
Cartões vermelhos: Naldo (JOI)

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Marlon e Giovanni (Vinicius); Edson, Jean, Pierre (Robert) e Gerson (Wagner); Kenedy e Fred
Técnico: Ricardo Drubscky

JOINVILLE
Oliveira, Sueliton, Bruno Aguiar, Guti e Rogério; Naldo, Wellington Saci, Augusto César (William Popp), Marcelo Costa e Welinton Júnior (Anselmo); Kempes
Técnico: Hemerson Maria