Topo

Grêmio conta com retrospecto de sua Arena para largar bem

Wesley Santos/Drone Service Brasil/Divulgação
Imagem: Wesley Santos/Drone Service Brasil/Divulgação

Paulo Matuck

Especial para UOL Esporte

09/05/2015 20h00

Na estreia de um novo horário do Brasileirão, 11h de domingo, o Grêmio encara dois desafios na edição 2015 da competição. O primeiro deles, naturalmente, é a Ponte Preta que, historicamente, faz da luta contra o rebaixamento seu objetivo no torneio.

O segundo é conseguir extrair em seu novo estádio, a Arena Grêmio, um número maior de pontos do que os obtidos nas duas primeiras temporadas em que usou a casa nova.

Mando de campo

O Grêmio é o segundo melhor mandante entre os times da elite do Brasileirão 2015. Ganha, em média, 66,51% dos pontos quando atua em casa. Quando são computados todos os resultados da era moderna do torneio, iniciada com a implantação do sistema de pontos corridos em 2003, a equipe gaúcha só é superada pelo São Paulo, que venceu três vezes a competição nesse período e somou 68,77% dos pontos em seus domínios.

Nas temporadas 2013 e 2014, quando pode usar integralmente sua nova Arena, o Grêmio teve o mesmo desempenho como mandante. Ganhou 70,18% dos pontos. Acima de sua média histórica, porém, ainda abaixo dos melhores desempenhos obtidos no antigo estádio Olímpico.

Neste ano, com investimento mais baixo em contratações, o fator campo fica ainda mais importante para um melhor desempenho final, especialmente contra uma Ponte Preta que, historicamente, soma apenas somente 27,69% dos pontos quando atua fora de seu estádio. É a 15ª. melhor visitante na elite do Brasileirão.

Fator estreia

A história, no entanto, apresenta um problema para o Grêmio. O time está longe de ser bom em largadas. O time tem um índice de apenas 53,33% de pontos conquistados em estreias quando joga em seus domínios na era moderna do Brasileirão, abaixo de sua média geral como mandante.

A Ponte mostra números contrários. Quando faz seu primeiro jogo na competição fora de seu estádio, ganha 33,33% dos pontos, acima de sua média como visitante.

Ataque x defesa

O Grêmio apresenta um bom desempenho defensivo quando joga em casa. Marca, em média, 1,78 gol por jogo, o que o coloca em sexto lugar no ranking da elite do Brasileirão. Vai encarar uma defesa que leva, quando sai de seus domínios, 1,80 tento por partida. Isso faz da Ponte Preta a segunda equipe mais vazada da competição em sua era dos pontos corridos. Apenas o Avaí sofre mais gols quando atua como visitante.

Já a defesa da equipe sulista leva, em casa, 0,92 gol por jogo, o que deixa o Grêmio em quinto posto nesse ranking. O ataque paulista faz, como visitante, 0,91 tento por partida, o que significa ter a décima sexta posição em eficácia como poderio ofensivo na casa dos rivais.

Poder de reação

Quando o Grêmio consegue fazer o primeiro gol jogando em casa no Brasileirão, termina com a vitória em 77,6% das partidas. Isso aconteceu 143 vezes entre 2003 e 2014.

Nas partidas em que os gremistas levaram o gol primeiro, os visitantes conseguiram manter a vitória até o fim em 40,6% dos casos. A reação dos donos da casa aconteceu parcialmente em 32,8% das oportunidades com o jogo terminando empatado e foi total em 26,6% dos casos com a virada.

Quando a Ponte Preta atua fora de seus domínios e leva o primeiro gol, acaba o jogo derrotada em 85,5% das ocasiões. Isso ocorreu em 69 partidas do Brasileirão em sua era moderna.

Porém, quando saiu vencendo, o time de Campinas cedeu a virada ao mandante em 20,4% das 44 partidas em que isso aconteceu. Em 27,3% das oportunidades, houve empate e em 52,3% das vezes a Ponte conseguiu conservar a vitória.

Histórico do confronto

Somadas todas as edições do Brasileirão, desde 1971 até 2014, Grêmio e Ponte Preta se enfrentaram 28 vezes. Os gaúchos levam vantagem no duelo com 11 vitórias (39%). Os paulistas ganharam oito vezes (29%).