Topo

Atlético-PR conta com ‘caldeirão’ na abertura contra o Inter

Atlético-PR conta com a força de sua torcida contra o Inter na estreia do Brasileirão 2015 - RODOLFO BUHRER/Reuters
Atlético-PR conta com a força de sua torcida contra o Inter na estreia do Brasileirão 2015 Imagem: RODOLFO BUHRER/Reuters

Paulo Matuck

Especial para o UOL Esporte

10/05/2015 06h00

O Atlético-PR abre sua participação na edição 2015 do Brasileirão neste domingo, às 16h, na Arena da Baixada contra o Internacional.

Em casa, o Furacão apresenta números excelentes. Tem aproveitamento médio histórico na era dos pontos corridos de 66,06%. Índice capaz de garantir uma vaga na Copa Libertadores da América e que coloca o time entre os quatro melhores mandantes entre os que vão disputar a elite do futebol nacional neste ano, considerando-se os resultados entre 2003 e 2014, quando o novo formato foi implantado. Nessa comparação só não entra o Joinville, que vai fazer a estreia com essa fórmula neste ano.

O Internacional, nesse período, tornou-se o time do quase lá. Foi vice-campeão em três oportunidades e chegou em terceiro lugar na temporada passada. Porém, nunca conseguiu levantar a taça nas 12 edições do Brasileirão em sua era moderna.

FATOR ESTREIA
Tanto Atlético-PR quanto Internacional são times que historicamente demonstraram não ser grandes largadores. O aproveitamento do time paranaense em estreias na competição em sua fase de pontos corridos é de apenas 36,36%. Mesmo levando em conta apenas os jogos em casa, esse número sobe apenas para 40%.

O Internacional tem aproveitamento nos jogos da primeira rodada do Brasileirão em sua era moderna de 44,44%. Como visitante, a média cai para 40%.

PODER DE REAÇÃO
Quando consegue fazer o primeiro gol jogando em casa, o Atlético-PR é praticamente imbatível. Em 147 oportunidades que essa situação ocorreu no Brasileirão em sua era moderna, o time permitiu a virada ao adversário apenas em 4,8% das oportunidades.

Nas ocasiões em que o visitante saiu na frente na casa do Furacão, o poder de reação dos donos da casa foi forte em 25% das 52 partidas. Obteve a virada. O time paranaense chegou ao empate em 19,2% dos casos e perdendo as outras 56,8%.

Quando o Inter sai de seus domínios e sofre o primeiro gol, acaba sofrendo a derrota em 69,4% dos casos. Isso aconteceu 121 vezes no Brasileirão entre 2003 e 2014. Apenas em 9,1% dos jogos o Colorado chegou à virada. Em 21,5 das partidas, o time obteve o empate.

Já nas ocasiões em que a equipe gaúcha jogando como visitante faz o primeiro gol, ela consegue manter a vitória em 59% das partidas. Esse cenário teve lugar em 100 oportunidades no período dos pontos corridos. O time gaúcho cedeu o empate em 22% das vezes e levou a virada em 19% das partidas.

HISTÓRICO DO CONFRONTO
As equipes já se enfrentaram no Campeonato Brasileiro, em todas as suas edições, em 47 ocasiões. O Internacional obteve 18 vitórias (38%). O time paranaense deixou o campo como vencedor 14 vezes.