Topo

Walter comanda, Atlético-PR faz 3 a 0 e Inter perde após dois meses

Do UOL, em Porto Alegre

10/05/2015 17h52

A chamada 'lei do ex' foi aplicada na máxima potência neste domingo (10), na Arena da Baixada, na primeira rodada do Brasileirão. Revelado pelo Internacional, Walter comandou a vitória do Atlético-PR. O centroavante marcou o primeiro, sofreu o pênalti do segundo (convertido por Felipe) e cruzou para Paulão fazer contra e definir o placar em 3 a 0. O resultado quebra a invencibilidade do time de Diego Aguirre, que já durava 16 partidas.

O placar foi até um pouco exagerado, pela igualdade das atuações. Mesmo com futebol ruim nos dois lados, o time paranaense mereceu o triunfo por ser efetivo. E por se mostrar mais concentrado na partida. O Inter, envolvido nas oitavas de final da Libertadores, não conseguiu nem com time reserva esquecer o Atlético-MG. E se perdeu no Paraná.

Na próxima rodada, o Atlético-PR visita o Goiás, no sábado. Já o Inter recebe o Avaí, no Beira-Rio. Mas entra em campo antes, na quarta-feira, contra o Galo no jogo da volta das oitavas de final da Libertadores.

Fases do jogo: A primeira etapa em Curitiba foi de muitos escorregões, pelo gramado molhado da Arena da Baixada, e poucas chances de gol. Atlético-PR e Internacional sofreram para criar chances, mas os donos da casa mostraram maior efetividade.

Depois de seis escorregões, juntando atletas dos dois times, Walter acertou um chute de primeira e liquidou com Alisson. O centroavante recebeu lançamento de Marcos Guilherme e ficou livre, entre Léo e Paulão, para marcar o segundo gol dele pelo Atlético-PR. Revelado pelo Inter, ele confirmou a lei do ex ao balançar a rede.

No Inter, foram vários os nomes abaixo do esperado. Paulão, Anderson e Vitinho mais a frente. O ex-xodó do Botafogo foi quem mais decepcionou. Com passes errados, até um ar displicente, atrapalhou tentativas em série do Inter de chegar ao gol de Weverton. A única boa chance foi com Taiberson, de cabeça, mas que foi para fora.

Após o intervalo, o cenário continuou igual. Erros, pouca criatividade. Mas Walter fez a diferença de novo. Depois de Léo e Vitinho serem sacados – para entrada de Alex e Valdívia, Cláudio Winck puxou o camisa 18 e cometeu pênalti infantil. Na cobrança, Felipe anotou 2 a 0. O novo gol desequilibrou o Inter e tornou a derrota pior. Três minutos depois, Walter recebeu na direita e cruzou rasteiro. Paulão deu um carrinho para cortar, mas botou contra. Nos acréscimos, Taiberson acertou o pé da trave esquerda e só.

Walter, que foi despachado do Beira-Rio em 2010 após sumir dos treinos por duas vezes, liquidou com a série de dois meses sem derrota do time na temporada. Dezesseis partidas depois, o Colorado voltou a perder. Para o Atlético-PR, a vitória dá novo fôlego após fraquíssimo estadual – e luta contra o rebaixamento, e queda precoce na Copa do Brasil.

O melhor: Walter - centroavante foi decisivo no jogo com o gol de primeira, o pênalti sofrido e o cruzamento para Paulão marcar contra. Mesmo acima do peso, jogou até o apito final e levou perigo a defesa do Inter.

O pior: Vitinho - camisa 21 não acertou nada que tentou no jogo. Errou passes curtos, lançamentos, escorregou ao cobrar falta e afundou ataque do Inter. Foi sacado antes dos 10 minutos do segundo tempo e comprovou que vive má fase técnica.

Chave do jogo: efetividade - o Atlético-PR aproveitou melhor as poucas chances que criou. Ao contrário do Inter, que não acertou o gol ao finalizar, os donos da casa. Não fez por merecer nem um gol de desconto.

Para lembrar: O placar de 3 a 0 se torna histórico. Sendo a maior vitória do Atlético-PR diante do Internacional no retrospecto dos clubes. Em 2013, em confronto pela Copa do Brasil, o time de Curitiba eliminou o Colorado no saldo de gols. Na temporada passada, sob comando de Abel Braga, a equipe vermelha venceu no primeiro e segundo turno.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 3 X 0 INTERNACIONAL

Data: 10/05/2015 (domingo)
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP/Fifa)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e Anderson Coelho (SP)
Cartões amarelos: Eduardo (CAP); Silva, Alan Ruschel (INT)
Gols: Walter, aos 13 minutos do primeiro tempo. Felipe, aos 20 minutos do segundo tempo. Paulão (contra), aos 23 minutos do segundo tempo.

ATLÉTICO-PR: Weverton; Eduardo, Gustavo, Kadu e Natanael; Deivid, Jadson, Felipe (Hernani) e Marcos Guilherme (Nikão); Marco Damasceno (Douglas) e Walter
Técnico: Milton Mendes

INTERNACIONAL: Alisson; Léo (Alex), Paulão, Réver e Alan Ruschel; Silva, Cláudio Winck (Alisson Farias), Vitinho (Valdívia), Anderson e Taiberson; Rafael Moura
Técnico: Diego Aguirre