Topo

Santos enfrenta Avaí e a maldição da estreia como visitante

JOãO PAULO SANTOS/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: JOãO PAULO SANTOS/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO

Paulo Matuck

Especial para UOL Esporte

10/05/2015 06h00

Embalado pela conquista do título paulista, o Santos encara o Avaí, pela primeira rodada da temporada 2015 do Brasileirão neste domingo, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, a partir de 18h30, em busca de quebrar uma tradição. Nunca o time paulista conseguiu vencer a partida de abertura de estreia na competição desde que o sistema de pontos corridos foi implementado, o que aconteceu em 2003.

O Avaí marca seu retorno à elite do futebol nacional depois de passagem pela Segunda Divisão e tem situação oposta. Não perdeu nas três (uma vitória e dois empates) oportunidades em que atuou em casa na era moderna do Brasileirão nas partidas da primeira rodada.

Fator estreia

O Santos participou das 12 edições na era dos pontos corridos e em sete delas fez estreias fora de casa. Conseguiu quatro empates e sofreu três derrotas.

Ataque x defesa

O ataque do Avaí tem bom desempenho quando atua em casa. A média histórica é de 1,68 gol por jogo, que deixa a equipe em oitavo lugar no ranking de eficiência ofensiva como mandante. A defesa santista, quando joga fora de seus domínios, sofre 1,54 gol por partida. É a nona colocada no ranking desse item.

Quando atua nos estádios adversários, o ataque santista tem média de 1,28, a terceira melhor da Série A. Já a defesa do Avaí, em casa, é a penúltima pior da elite com média de 1,28 por jogo. Só fica na frente da Ponte Preta.

Jogo duro

O Avaí é um dos times que mais recebe cartões amarelos como mandante. A média de 2,53 advertências desse tipo por partida só é superada pelo Palmeiras. O Santos, fora de casa, leva 2,84 amarelos e fica em décimo quinto lugar no ranking da disciplina que considera apenas esse item.

Poder de reação

Tendo o mando de campo a seu favor, o Avaí saiu na frente em 28 partidas do Brasileirão. Quando isso acontece, o time termina como vencedor em 64,3% das oportunidades, cede o empate 25% das vezes e leva a virada em 10,7% das partidas.

Ainda em seus domínios, o Avaí saiu em desvantagem em 22 oportunidades. Quando isso ocorre, o time perde em 59,1% das ocasiões, chega ao empate 18,2% das vezes e obtém a virada em 22,7% dos jogos.

O Santos, quando atua fora de casa, já levou o primeiro gol em 129 partidas. Em situações desse tipo, o time termina perdendo o jogo em 73,6% das ocasiões, consegue o empate em 13,2% dos embates e chega à virada em 13,2% dos duelos.

Quando o Santos consegue marcar o primeiro gol na casa do adversário, o que já ocorreu 88 vezes na era moderna do Brasileirão, o time termina com a vitória em 58% das vezes, empata em 26,1% das ocasiões e leva a virada em 15,9% dos jogos.

Histórico do confronto

Avaí e Santos já se enfrentaram sete vezes no Campeonato Brasileiro, incluindo os torneios de pontos corridos e também em sua fase de disputa no sistema classificatório e com decisões em mata-mata. Houve três vitórias do Santos e uma do Avaí.