Topo

Vasco retorna à elite contra o especialista em meio da tabela

O atacante Gilberto é uma das esperanças de gols do Vasco na estreia do Brasileiro - Maurício Val/VIPCOMM
O atacante Gilberto é uma das esperanças de gols do Vasco na estreia do Brasileiro Imagem: Maurício Val/VIPCOMM

Paulo Matuck

Especial para UOL Esporte

10/05/2015 06h00

Depois de amargar uma temporada na Série B, a sua segunda desde o início da disputa do Brasileirão de pontos corridos, o Vasco faz neste domingo, às 18h30, em São Januário, sua estreia na elite do futebol nacional. Terá pela frente o Goiás, um clube especialista em permanecer no meio da tabela de classificação da competição.

Fator estreia

O Vasco, quando faz sua partida de estreia em casa, tem aproveitamento histórico de 58,33% na era moderna. Índice um pouco superior à sua média histórica de faturamento de pontos na competição em seus domínios, que é de 57% e torna o clube apenas o décimo quarto melhor mandante entre os que estão na Série A. Nesse levantamento comparativo foram incluídos todos os resultados do Brasileirão entre 2003 e 2014, em sua fase de pontos corridos. Apenas o Joinville, que faz sua estreia nesse formato em 2015, não faz parte da listagem.

O Goiás quando faz sua primeira partida na competição como visitante, ganha 33,33% dos pontos, índice também um pouco acima de sua média histórica na disputa como coluna dois, que é de faturamento de 32%, o que significa a décima segunda melhor campanha entre os times da coluna dois.

Ataque x defesa

Com média de 1,67 gol por jogo, o Vasco tem o décimo ataque mais eficiente na média histórica da Série A. Vai enfrentar a defesa goiana que sofre, em média, 1,66, o que a deixa como décima segunda mais vazada da elite do futebol brasileiro.

O ataque do Goiás, quando joga fora de seus domínios, tem média de 1,1 gol por jogo. É o décimo colocado em eficácia na história do Brasileirão. A defesa vascaína, em casa, leva 1,17 gols por jogo. É uma das piores da Primeira Divisão. Só é menos vazada que os sistemas defensivos de Avaí e Ponte Preta.

Jogo duro

O Vasco é uma das equipes que mais recebe cartões amarelos como mandante. A média é de 2,49 por jogo. O time só é superado por Internacional, Avaí e Palmeiras nesse item.

O Goiás, quando atua como visitante, recebe 2,86 amarelos. Também é um índice alto se comparado com os outros times da Série A. Só é superado por Atlético-MG, Avaí e Ponte Preta quando atuam fora de seus estádios.

Poder de reação

O Vasco, quando atua como mandante e consegue fazer o primeiro gol, termina como vencedor em 70,3% das partidas. Em 23,4% dos jogos cede o empate. Apenas em 6,3% das ocasiões o rival consegue virar. Ao longo da história do Brasileirão moderno, os vascaínos conseguiram marcar primeiro que os adversários em 111 jogos.

Quando acontece o oposto, com os visitantes fazendo o primeiro gol, o que já foi o caso em 76 jogos, o Vasco consegue a virada em 19,7% dos encontros, chega ao empate em 29% das partidas, mas acaba sendo derrotado em 51,3% dos duelos.

O Goiás, quando sai de seu estádio para enfrentar os rivais e sofre o primeiro gol, fato que aconteceu 118 vezes na era dos pontos corridos, acaba sendo derrotado em 78% das oportunidades. Chega ao empate em 13,5% das partidas e só obtém a virada em 8,5% dos jogos.

Já quando o Goiás é visitante e marca o primeiro gol, o que aconteceu 69 vezes no Brasileirão moderno, o time é capaz de segurar o resultado até o fim em 58% das ocasiões, cede o empate em 18,8% das partidas e leva a virada em 23,2% das vezes.

Histórico do confronto

Vasco e Goiás já se enfrentaram 33 vezes na história do Brasileirão, entre 1971 e 2014. Os vascaínos saíram vencedores em 15 oportunidades (45%). Os goianos levaram a melhor em oito partidas (24%).