Topo

Corinthians supera Chapecoense com vitória magra e gol "sem querer"

Do UOL, em São Paulo

16/05/2015 22h55

O Corinthians foi a campo três dias depois de ser eliminado da Copa Libertadores pelo Guaraní-PAR. Na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, conseguiu o que era mais importante: superou a Chapecoense por 1 a 0, neste sábado. 

A vitória conquistada por um gol ocasional de Fábio Santos, já que a bola desviou no colombiano Mendoza e enganou o goleiro rival, deixa o Corinthians em situação interessante para o início do Campeonato Brasileiro. São seis pontos conquistados e, por ora, a liderança da competição. 

A produção da equipe de Tite, porém, não foi das mais interessantes. Com um time mais veloz, o Corinthians até fez um primeiro tempo razoável, mas se segurou depois do intervalo e esperou o tempo passar para assegurar a segunda vitória por 1 a 0 em duas rodadas do Brasileiro.

O jogo foi disputado em Araraquara neste sábado porque o Corinthians cumpria punição referente a jogo com o Grêmio pela reta final do Brasileiro 2014. Naquele dia, torcedores corintianos acenderam sinalizadores na arquibancada em Itaquera. 

Fases do jogo:

Com o Campeonato Brasileiro como realidade para o restante do ano, o Corinthians voltou a campo neste sábado de maneira diferente à do jogo em que foi eliminado contra o Guaraní. Sem contar com Renato Augusto, Felipe e Fagner (este ainda ficou no banco), Tite escalou um time com menos toque de bola como característica. Com Malcom e Mendoza pelos lados, foi uma equipe corintiana ligeiramente mais rápida. Mas que, a rigor, não criou tanto assim. 

No primeiro tempo, a melhor oportunidade veio aos 8min. Da direita, Edílson cruzou na cabeça de Jadson, que acertou finalização no travessão. O Corinthians até estabeleceu certo controle sobre a partida, mas não ameaçava tanto a Danilo, goleiro da Chapecoense. O placar, então, foi aberto de forma meio casual: com o time no ataque, Fábio Santos chutou de fora da área e a bola desviou em Mendoza e matou o arqueiro rival, sem tempo de reação. 

Depois do intervalo, pouco a pouco o Corinthians diminuiu seu ímpeto. Jadson e Guerrero caíram fisicamente, Tite fez substituições que deixaram o time mais defensivo e a Chapecoense, mesmo em desvantagem, não conseguiu ameaçar. As melhores oportunidades corintianas no segundo tempo foram em contragolpes, mas Mendoza desperdiçou o melhor deles. Por outro lado, os visitantes só levaram perigo em cobrança de falta de Camilo. Nos instantes finais, insistiram na bola aérea e no abafa, mas Cássio conteve um bom chute de Apodi. 

O melhor: Jadson. Enquanto teve fôlego, coordenou a criação de jogadas e apareceu bem na frente. 

O pior: Roger. O centroavante da Chapecoense pouco pegou na bola e acabou substituído. 

Chave do jogo: Qualidade. Corinthians, tecnicamente, é muito superior à Chapecoense e fez isso prevalecer. 

Toque dos técnicos: Tite optou por um time mais rápido, o que funcionou em momentos do primeiro tempo. Nos minutos finais, optou por fechar a equipe e assegurar a vitória. Vinícius Eutrópio, com apenas um jogador de armação, não conseguiu fazer a Chapecoense criar e levar perigo a Cássio. 

Para lembrar

Podia estar do outro lado. Danilo, goleiro da Chapecoense, esteve perto de se transferir para o Corinthians em dezembro. Foi Mário Gobbi quem vetou. 

Guerrero com dificuldades. O peruano ainda se recupera de dengue contraída no início de abril. Contra a Chapecoense, ele não foi bem mais uma vez. 

Chapecoense sem vitória. Diante do Corinthians, foi a terceira vez que o time catarinense jogou na história. Tem duas derrotas e um empate. 

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 x 0 CHAPECOENSE

Local: Arena Fonte Luminosa, em Araraquara
Data: 16 de maio de 2015, sábado
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (PE)
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva e Albino Andrade Albert Júnior (ambos PE)
Cartões amarelos: Emerson, Apodi, Ananias, Bruno Silva
Público e renda: 10144 torcedores e R$ 501.499
Gol: Fábio Santos, aos 28min do primeiro tempo
 
CORINTHIANS: Cássio; Edílson, Gil, Edu Dracena e Fábio Santos; Ralf; Malcom (Petros), Elias (Bruno Henrique), Jadson e Mendoza (Emerson); Guerrero.
Treinador: Tite

CHAPECOENSE: Danilo; Apodi, Rafael Lima, Vílson e Dener; Elicarlos, Bruno Silva (Hyoran) e Gil (Neném); Camilo; Ananias e Roger (Bruno Rangel).
Treinador: Vinícius Eutrópio