Topo

Palmeiras empata com Joinville e continua sem vencer no Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

17/05/2015 20h24

O jogo da noite deste domingo teve portões fechados, e acabou refletindo o silêncio em campo. Em ritmo de treino, o Palmeiras empatou com o Joinville em 0 a 0, em Santa Catarina, e continua sem vencer no Brasileirão - a última vitória pela competição foi em novembro de 2014, diante do Bahia; de lá para cá, são oito jogos. Os donos da casa também estão sem vitória em 2015, mas conseguem seu primeiro ponto.

A partida foi marcada pela falta de criatividade alviverde. Com Zé Roberto no primeiro tempo e com Valdivia no segundo, o time paulista não conseguiu abrir a defesa adversária e encontrar espaços. Agora, são dois jogos e dois empates para o vice-campeão de São Paulo. 

O Joinville, com um ponto, fica agora na 17ª colocação. Os catarinenses conseguiram segurar o ataque palmeirense, mas desperdiçaram a chance de surpreender no contra-ataque.

Fases do jogo

O primeiro tempo não teve absolutamente nenhuma grande jogada. Em ritmo lento, o Palmeiras manteve a posse de bola, tocou de um lado para o outro e praticamente não criou nenhuma oportunidade. A escalação de Zé Roberto na meia não rendeu frutos.

O Joinville, por sua vez, também quase não assustou. O lance mais perigoso foi um cruzamento de Rogério que Fernando Prass acabou soltando – a defesa afastou. Muito pouco.

No intervalo, os portões fechados na Arena Joinville – o time catarinense foi punido no fim da Série B no ano passado – acabou tendo um lado positivo: poupou até 20 mil pessoas de 45 minutos nos quais praticamente nada aconteceu.

Na segunda etapa, Oswaldo lançou a principal arma que tinha para mudar o rumo do jogo: Valdivia. A posse de bola continuou, mas os primeiros minutos da segunda etapa não foram iguais aos da primeira.

O chileno apareceu bem aos oito minutos, batendo de primeira após passe da Rafael Marques. A bola passou à direita do gol de Oliveira. Marcelinho Paraíba devolveu o susto com um chute perigoso.

O jogo melhorou um pouco, mas continuou travado. As alterações começaram a pipocar dos dois lados, na tentativa de colocar um pouco de velocidade nas movimentações ofensivas. As entradas de Kelvin, pelo lado paulista, e William Popp, pelo catarinense, não mudaram a história da partida.

Leandro Pereira ainda acertou um chute perigoso no finalzinho, mas errou o alvo. No fim, apito final após pouco mais de 90 minutos de muito pouco futebol. Os dois times saíram da Arena Joinville ainda sem vencer no Brasileirão.

O melhor: Gabriel (Palmeiras). Roubou várias bolas no meio e garantiu que o Palmeiras tivesse a posse da redonda durante a maior parte do jogo. Infelizmente, os jogadores de ataque não souberam o que fazer com ela.

O pior: Zé Roberto (Palmeiras). No primeiro tempo, como meia, criou poucas jogadas e apareceu muito pouco no campo de ataque alviverde. No segundo, como lateral, acabou dando espaços para sustos do ataque do Joinville. Tarde infeliz do veterano.

Toque dos técnicos: Oswaldo de Oliveira manteve o 4-2-3-1 utilizado até agora, mas optou por colocar Zé Roberto na meia, assim como fez diante do Sampaio Corrêa, pela Copa do Brasil. Faltou movimentação e criatividade; o Palmerias teve dificuldades extremas para abrir a defesa do Joinville. Sem apoio da torcida, o time catarinense não conseguiu aproveitar a tarde infeliz do adversário. Faltou a Hemerson Maria colocar alguns jogadores com mais velocidade para atingir o alviverde no contra-ataque.

Para lembrar

Sem privacidade. Com portões fechados, era possível ouvir com clareza as instruções dos técnicos. O que Oswaldo de Oliveira mais pediu aos seus jogadores foi calma.

Não deu certo. Valdivia começou no banco, com Zé Roberto na armação das jogadas no Palmeiras. Não deu certo dessa vez: o alviverde quase não criou na primeira etapa.

Não esquece. Aos 40 anos, Marcelinho Paraíba mostrou ainda estar bem tecnicamente – acertou vários passes e foi o mais lúcido no Joinville.

FICHA TÉCNICA
JOINVILLE X PALMEIRAS

Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)
Data e horário: 17 de maio de 2015, domingo, às 18h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Bruno Boschilia (Fifa-PR)
Cartões amarelos: Bruno Aguiar, Mario Sérgio, Kempes (Joinville)

JOINVILLE: Oliveira; Mario Sérgio (Suéliton), Bruno Aguiar, Guti e Rogério; Anselmo, Augusto César (William Popp), Marcelo Costa e Marcelinho Paraíba; William Henrique (Welington Saci) e Kempes. Técnico: Hemerson Maria

PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas (Ayrton), Victor Ramos, Vitor Hugo e Egídio (Valdivia); Gabriel, Robinho, Dudu, Zé Roberto e Rafael Marques (Kelvin); Leandro Pereira. Técnico: Oswaldo de Oliveira