Topo

Vila Cruzeiro. Equipe celeste costuma se dar bem no estádio do Santos

Jogadores do Cruzeiro comemoram gol da classificação contra o Santos pela Copa do Brasil - Wagner Carmo/VIPCOMM
Jogadores do Cruzeiro comemoram gol da classificação contra o Santos pela Copa do Brasil Imagem: Wagner Carmo/VIPCOMM

Do UOL, em Belo Horizonte

17/05/2015 09h00

Certamente um dos jogos mais complicados no Campeonato Brasileiro é jogar contra o Santos na Vila Belmiro. A equipe paulista sabe usar bem o seu estádio e dificilmente é superado quando atua por lá. No entanto, para o Cruzeiro não tem sido uma tarefa árdua jogar na Vila Belmiro. Aliás, o time mineiro tem ótimas lembranças do palco do jogo deste domingo, às 16h, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

O Cruzeiro não perdeu nenhuma das últimas três partidas que disputou no estádio santista. Foram duas vitórias e um empate, sendo que esse resultado colocou a equipe celeste na final da Copa do Brasil do ano passado. O bom histórico atuando na casa do rival é importante nesse momento, já que o Cruzeiro busca o primeiro triunfo no Brasileirão 2015.

O atual bicampeão estreou com derrota e precisa do resultado para se recuperar na competição e manter vivo o sonho de um histórico tricampeonato. E uma vitória vai além dos três pontos, já que nesta semana o Cruzeiro tem jogo decisivo pela Copa Libertadores. Quer mais moral do que vencer o Santos na histórica Vila Belmiro?

Relembre abaixo cinco grandes partidas do Cruzeiro no campo do rival. Resultados que servem de inspiração para a equipe de Marcelo Oliveira.

Santos 0x2 Cruzeiro – Brasileiro de 2003

O duelo foi pela oitava rodada, mas fez uma enorme diferença na reta final daquele Brasileirão. Cruzeiro e Santos disputaram o título até as rodadas finais e os três pontos conquistados com os gols Aristizábal e Mota significaram muito na reta final e o Cruzeiro foi campeão com três rodadas de antes do final da competição.

Santos 1x2 Cruzeiro – Brasileiro de 2009

Depois de ignorar o Brasileirão por causa da Libertadores, o Cruzeiro fez uma grande campanha de recuperação e chegou na última rodada precisando vencer o Santos, além de torcer pelo Botafogo contra o Palmeiras. Wellington Paulista e Kléber fizeram os gols cruzeirenses e a promessa Neymar fez o gol do Santos. Para completar a festa, o Botafogo também fez 2 a 1 no Palmeiras. Mas não foi fácil, já que o Cruzeiro jogou os últimos minutos com um jogador a menos, por causa da expulsão do lateral Jonathan.

Santos 0x1 Cruzeiro – Brasileiro de 2013

Faltava pouco para o título. A conquista ficou ainda mais próxima com a vitória por 1 a 0, gol de Éverton Ribeiro, pela 32ª rodada. Embora o título tenha se confirmado duas rodadas depois, o resultado na Vila Belmiro fez o Cruzeiro chegar aos 68 pontos, pontuação que já seria suficiente para levantar o troféu.

Santos 0x1 Cruzeiro – Brasileiro de 2014

Faltavam cinco jogos para o término da competição. O São Paulo tentava se aproximar do líder Cruzeiro e sonhava com tropeços da equipe comanda por Marcelo Oliveira, que tinha pela frente dois jogos como visitante, contra Santos e Grêmio. Mas já no primeiro embate o Cruzeiro mostrou que pouco adiantaria o São Paulo secar. O time celeste venceu mais uma vez na Vila Belmiro, com gols de Ricardo Goulart, na 34ª rodada. Duas jornadas depois a equipe mineira venceu o Brasileirão outra vez.

Santos 3x3 Cruzeiro – Copa do Brasil de 2014

Valia vaga na final da Copa do Brasil e o Cruzeiro tinha a vantagem, pois venceu o jogo da ida por 1 a 0. O Santos contava com o estádio cheio para vencer o rival e marcou logo no primeiro minuto, com Robinho. O empate veio com Marcelo Moreno, minutos depois. Os paulistas precisavam de gols e fizeram esses gols, com Gabriel e Rildo. O Cruzeiro tinha pouco mais de 30 minutos para tentar fazer ao menos um gol para chegar à final do torneio pela sexta vez. Coube a Willian o papel de herói da noite. Ele marcou duas vezes, aos 35 e 50 da etapa final, e garantiu a classificação celeste.