Topo

Com um mês de Fla, ele já é alvo da torcida e faz Luxa ser contestado

Almir tenta superar a marcação de Diego Souza no empate entre Flamengo e Sport - Gilvan de Souza/ Flamengo
Almir tenta superar a marcação de Diego Souza no empate entre Flamengo e Sport Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/05/2015 06h10

A torcida do Flamengo já elegeu um dos culpados pelo mau início no Campeonato Brasileiro. Bastaram 148 minutos para transformar o meia Almir em uma espécie de vilão. Contratado há pouco mais de um mês para compor o elenco, o camisa 28 foi titular nas duas primeiras rodadas e irritou os torcedores.

O jogador recebeu críticas e virou alvo predileto dos fanáticos rubro-negros nas redes sociais (veja abaixo). As postagens relacionando-o ao momento do time e questionando as ambições rubro-negras na temporada tornaram-se frequentes.

O veterano é mais uma tentativa do técnico Vanderlei Luxemburgo para encontrar o articulador de jogadas. Porém, a escalação não foi bem recebida pela torcida e acabou questionada por membros do departamento de futebol. O critério do comandante na escolha pelo meia é tema de conversas dos dirigentes e frequentemente abordado entre os atletas.

Por ter chegado ao Rubro-negro sob desconfiança e resistência da torcida, Almir sofre desde o início para desempenhar o futebol esperado por Luxa. Tanto que até agora esteve longe de corresponder.

Ele não agradou nos três jogos em que participou. O camisa 28 estreou no segundo tempo da vitória por 2 a 0 sobre o Salgueiro, na Copa do Brasil. Depois, iniciou as partidas contra São Paulo e Sport entre os titulares. Foi substituído nas duas ocasiões, sendo que deixou a equipe ainda no intervalo do último compromisso.

A sequência de Almir na equipe é vista internamente com desconfiança e até considerada improvável pela pressão da torcida por mudanças, além da cobrança pela chegada de reforços. Enquanto administra os problemas, Vanderlei Luxemburgo tenta explicar o rendimento abaixo do esperado do Flamengo no início do Campeonato Brasileiro.

“Precisamos ver o desequilíbrio da equipe. O Paulinho entrou, mas estava parado há muito tempo. O Everton está pegando ritmo. O Almir chegou há pouco. Não é uma ciência exata. Todas as críticas que recebemos no momento procedem, mas sei o trabalho que estou fazendo”, encerrou.