Topo

Efeito goleada: Levir segue com um volante e abandona o 4-2-3-1

Levir, com Dátolo, Pratto, Carlos e Thiago Ribeiro, ao fundo: o novo setor ofensivo - Bruno Cantini/Atlético-MG
Levir, com Dátolo, Pratto, Carlos e Thiago Ribeiro, ao fundo: o novo setor ofensivo Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

21/05/2015 17h49

Seja com Pierre, Josué ou mais recentemente Rafael Carioca, o volante Leandro Donizete sempre foi um dos titulares no meio-campo defensivo do Atlético-MG. A vaga do jogador na equipe principal, no entanto, nunca esteve tão ameaçada quanto atualmente. Para a partida deste final de semana contra o xará paranaense, o técnico do Atlético-MG, Levir Culpi começou a dar indícios de que poderá mesmo mudar o esquema atleticano e abrir mão de um de seus volantes. A estratégia foi utilizada no ano passado e agora ganha nova força principalmente após a goleada por 4 a 1 diante do Fluminense, pela segunda rodada do Brasileirão.

No treinamento desta tarde de quinta-feira na Cidade do Galo, Levir orientou seu primeiro treinamento com a formação de equipes titulares e reservas e sanou a dúvida que ainda havia sobre o provável time. Após cumprir suspensão, Leandro Donizete está novamente à disposição do treinador, mas a tendência é de que sirva o banco de suplentes. No coletivo, Rafael Carioca foi o único volante de origem a formar o meio-campo. Luan, Dátolo, Carlos e Thiago Ribeiro alimentam o argentino Lucas Pratto mais à frente, transformando o antigo 4-2-3-1 em um 4-1-4-1 exatamente igual ao utilizado no segundo jogo do Brasileiro.

Para compensar a marcação, o treinador cobra bastante contribuição defensiva de Luan e Dátolo. No último domingo, o argentino foi um dos melhores em campo contra o Fluminense, se aproximando mais da área, mas revezando com o companheiro para realizar a cobertura defensiva ao lado de Rafael Carioca.

Por conta do histórico de lesões, Guilherme segue realizando um tratamento especial para voltar aos campos de jogo e não correr riscos de voltar a se contundir. Conforme também foi visto nos últimos treinamentos, o meia participou apenas de uma parte do trabalho, se ausentando no coletivo para realizar uma atividade separado do grupo. Apesar de já recuperado de uma lesão muscular, o jogador ficou de fora das partidas contra o Internacional, pela Libertadores, e diante do Fluminense, no Brasileiro, mas a tendência é de que fique pelo menos no banco de reservas diante do Atlético-PR, neste domingo, na Arena da Baixada.