Topo

Tite faz pedido a Guerrero no Corinthians: "precisamos de ti comprometido"

Contrato de Guerrero vai acabar e ele só tem mais dois jogos a fazer antes da Copa América - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Contrato de Guerrero vai acabar e ele só tem mais dois jogos a fazer antes da Copa América Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

22/05/2015 12h00

Em sua entrevista coletiva nesta sexta-feira, Tite manifestou uma conversa que teve com Paolo Guerrero no dia anterior. No domingo, diante do Fluminense, o peruano deverá fazer seu penúltimo jogo pelo Corinthians dentro do contrato atual, que se encerra em 15 de julho. Guerrero, depois de enfrentar também o Palmeiras no fim de maio, embarca para a disputa da Copa América com o Peru. Então, Vagner Love deve assumir a posição após duas semanas de trabalhos físicos específicos e sem jogar.  

"Me reuni com Guerrero ontem e coloquei. 'Não sei se vai ficar ou não, mas precisamos de ti comprometido com a equipe'. Isso eu preciso, o Corinthians precisa, o grupo de atletas precisa. Assim também com o Emerson enquanto permanecer. Tal qual conduta, moral, senso de equipe e profissionalismo", declarou Tite. 

Ele ainda explicou, também, que de forma semelhante ocorreu a troca de Felipe por Edu Dracena, agora titular. "Chamei os dois na minha sala e o seguinte diálogo foi colocado. Não busco quem é melhor ou pior. Busco o melhor momento de cada um. O Felipe caiu um pouco, se machucou. Nesse momento o Edu Dracena manteve o nível e ganha a posição", explicou. 

"Coloquei na frente de todos atletas, uma coisa que não tenho é meias palavras. Falo do meu jeito, meu estilo e não fujo da verdade. Coloquei isso ao Emerson, ao Felipe e Edu Dracena na frente deles. Disse ao Edílson e Fagner: 'muito bem Edílson, mas o Fagner está em momento muito bom'. Bom momento do Bruno Henrique. É de se reconhecer mesmo quem não está jogando. Tempos atrás, fiz com Fábio Santos e Uendel", acrescentou o técnico.

Sempre preocupado em não se envolver em questões que fiquem fora da área técnica, Tite ainda revelou o conselho dado a Matheus Cassini, que deve deixar o Corinthians para jogar no Palermo-ITA. O jovem tem 19 anos e ainda não estreou nos profissionais. 

"A mesma coisa disse para o Paulinho, que saiu antes de mim. E para o Leandro Castán. Falei pra ele. Bem clara.(...) Dentre todas as opções, te guia por onde entender que possa desenvolver melhor teu trabalho. Teu coração, a tua cabeça, onde teu trabalho for melhor, tem que ir. Não te guia por dinheiro. Toda vez que se decide por dinheiro, é inverso. O aspecto financeiro é consequência do trabalho profissional", explicou. 

Perguntado se esse seria o momento para a utilização de jovens jogadores, já que o clube passa por reformulação, Tite foi conservador. "O grande momento para a colocação desses atletas é Paulista, que foi inviabilizado (graças a limite de inscritos). A exigência técnica e emocional do Brasileiro é muito grande e forte. Quer dizer que não será utilizado? Não, que tem que ter cuidado. Uma coisa é jogo decisivo com Fluminense e outra é em casa contra qualquer equipe do Paulista que não seja clássico. Está falando aqui garoto que foi colocado com 16 anos e sabe dessa responsabilidade", declarou.