Topo

Enderson é discípulo de antecessor no Fluminense, mas foge de rótulo

Enderson Moreira tem amizade de 30 anos com o antecessor Ricardo Drubscky - Divulgação/Flickr/Fluminense FC
Enderson Moreira tem amizade de 30 anos com o antecessor Ricardo Drubscky Imagem: Divulgação/Flickr/Fluminense FC

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/05/2015 06h00

Sonho antigo da diretoria, o novo técnico do Fluminense, Enderson Moreira, carrega o curioso status de discípulo do antecessor Ricardo Drubscky, que durou apenas oito jogos no cargo. Ele, no entanto, procura fugir do rótulo e promete trazer ideias diferentes das que o mentor apresentou no clube.

Além das trajetórias diferentes no futebol, a postura de Enderson também tem a ver com a passagem apagada de Drubscky pelo Fluminense. O mentor ficou menos de dois meses no cargo e nunca teve prestígio com a torcida tricolor. O novo técnico chega sob menos questionamentos, mas também está longe de ser o nome favorito dos torcedores.

Em entrevistas anteriores à chegada ao Fluminense, Enderson apontou Drubscky como responsável por levá-lo a carreira de técnico enquanto os dois trabalharam juntos no Venda Nova, de Minas Gerais, em 1985. Na ocasião, o novo comandante tricolor treinava Enderson, que atuava nas categorias de base da equipe.

“O Ricardo foi meu treinador na época de infantil. Os primeiros treinadores marcam a carreira. Temos algumas ideias parecidas e outras diferentes, cada um tem sua maneira de trabalhar, só no dia a dia para ver. Nós vemos auxiliares de treinadores que se transformaram com sua própria personalidade, ideias, coisas diferentes”, disse Enderson em sua apresentação.

“Cada treinador tem sua forma de pensar e trabalhar. Quinta eu trabalho de uma maneira. sexta, sábado, posso estar trabalhando de outra... Eu costumo falar que não tem nada 100% certo no futebol, mas tem, sim, o que é bem apresentado", complementou o treinador.

E, aparentemente, Enderson já deve fazer a primeira mudança em relação ao trabalho do mentor Drubscky neste domingo, quando deve escalar a equipe sem Pierre, como vinha atuando com o antecessor. Em treinos durante a semana, ele escalou Wagner na equipe que encara o Corinthians, às 16h, no Maracanã, pela terceira rodada do Brasileiro.

Enderson volta ao Flu e diz que clube lutará por Libertadores