Topo

Técnico interino do Grêmio comandou algoz do Corinthians e time feminino

James Freitas, técnico interino do Grêmio que comanda o time contra o Figueirense - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
James Freitas, técnico interino do Grêmio que comanda o time contra o Figueirense Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL em Porto Alegre

23/05/2015 06h00

Sem anunciar o substituto de Luiz Felipe Scolari, demitido na última terça-feira, o Grêmio joga neste sábado (23) contra o Figueirense sob comando do interino James Freitas. O técnico do time Sub-20 do Tricolor, no entanto, não se trata de um jovem ainda inexperiente no futebol. Entre outros times principais, James comandou o Guarani do Paraguai, algoz do Corinthians na Libertadores deste ano. E ainda foi técnico da equipe feminina do Grêmio.

James chegou ao time paraguaio em 2011 como auxiliar do também técnico gaúcho Beto Almeida. Mas com a saída do colega, comandou o time por quatro jogos até a contratação do substituto, Pablo Caballero. Estreou com vitória por goleada. Foi 5 a 1 no Sportivo Luqueño. Depois empate em 2 a 2 com Independiente, derrota por 5 a 2 para o Nacional e empate em 0 a 0 com Taquary.

James, de 46 anos, começou sua carreira no interior gaúcho como preparador físico. Virou treinador em um time feminino, no Grêmio, no ano 2000. Depois rodou por clubes do interior gaúcho, como Brasil de Farroupilha, São José de Cachoeira do Sul, e Santa Cruz. E agora recebe chance no principal do Grêmio.

"O professor está dando bons trabalhos e o time tem gostado bastante. Vamos tentar ouvir ele bastante e fazer tudo que trabalhamos nos treinamentos. Bola parada, posicionamento, ele conseguiu passar algumas coisas e cabe a nós jogadores ajudar", disse Rhodolfo.

James Freitas seguirá como membro da comissão técnica permanente do Grêmio. Sua função, porém, será passar relatórios sobre o rendimento dos jogadores da base para o auxiliar que ainda será contratado.

Quatro dias após a demissão de Felipão, o Grêmio ainda não tem substituto definido. Tentou Cristóvão Borges e Doriva, não teve sucesso com nenhum deles. Agora, reinicia as negociações para conseguir anunciar um novo comandante.