Topo

Santos leva golaço de velho conhecido e perde da Chapecoense em SC

Do UOL, em São Paulo

24/05/2015 17h51

Jogador do Santos em 2008, Apodi não teve dó de seu ex-clube. O lateral-direito marcou um golaço – com a perna ruim – e assim garantiu a vitória de 1 a 0 da Chapecoense na Arena Condá, em duelo disputado na tarde deste domingo, válido pela terceira rodada do Brasileiro.

É a segunda derrota seguida do Santos, que no meio da semana já havia sido superado pelo Sport, em jogo válido pela Copa do Brasil. Com o resultado, o time da Vila Belmiro estaciona nos quatro pontos e cai para o nono lugar da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

Já a Chapecoense mantém os 100% de aproveitamento dentro de casa neste Brasileirão, alcança os seis pontos e pula para o quinto lugar, a apenas uma posição do G-4.

No próximo fim de semana, o Santos volta a encarar o Sport, agora pela quarta rodada do Brasileiro, na Vila Belmiro, domingo, às 11h. O time catarinense, por sua vez, entra em campo um dia antes, diante da Ponte Preta, em Campinas, às 18h30.

Fases do jogo: Não faltaram oportunidades de gol no movimentado primeiro tempo disputado na Arena Condá. Com Apodi como principal arma ofensiva, a Chapecoense criou bastante no início do jogo, e aos 20min abriu o placar, com o próprio lateral, que marcou um golaço. Ele recebeu na direita, foi cortando para o meio e acertou um lindo chute de esquerda. 1 a 0. O Santos também criou, e só não deixou tudo igual porque Ricardo Oliveira perdeu gol cara a cara com o goleiro Danilo aos 40min, após passe na medida de Robinho.

Na etapa final, a iniciativa de jogo passou a ser, praticamente, só do Santos. Mas o time da Vila Belmiro encontrava dificuldades para furar o bloqueio armado pela defesa da Chapecoense. Quando conseguiu, Danilo fez milagre em chute à queima-roupa de Robinho, após cruzamento de Ricardo Oliveira. O time alvinegro tentou o gol de empate na base da raça, mas sem sucesso. Foi a Chapecoense, inclusive, quem ficou mais perto do próximo gol, apesar de outra grande chance de Ricardo Oliveira em chute de fora da área.

O melhor: Apodi. Não apenas pelo golaço, mas foi o jogador mais perigoso da Chapecoense. Com extrema velocidade, arrancou cartões do time santista, deu bons cruzamentos para seus companheiros e passou como quis por seus defensores.

O pior: Chiquinho. Muito mal na marcação, especialmente diante de Apodi. Não conseguiu parar o rápido lateral da Chapecoense. No ataque, pouco fez.

Para lembrar:

Valia fair play? O jogo na Arena Condá contou com mais uma discussão sobre o fair play. Após falta no meio-campo, aos 18min do primeiro tempo, a Chapecoense ‘ignorou’ Valencia caído no chão, cobrou com rapidez e por pouco não abriu o placar com Apodi, que ficou cara a cara com Vanderlei. ‘Sorte’ do juiz Jaílson Macedo Freitas, que permitiu a cobrança. Caso a bola tivesse entrado, a polêmica teria sido ainda maior.

Expulso! O lance irritou os santistas, especialmente o técnico Marcelo Fernandes, que reclamou bastante com Jaílson e acabou expulso pelo juiz. Ao sair, falou ‘poucas e boas’ para o quarto árbitro, que provavelmente irá relatar na súmula as palavras do treinador.

Estreia. O meio-campista Rafael Longuine, destaque do Paulistão atuando pelo Audax, fez a sua estreia com o camisa do Santos. Ele entrou em campo aos 13min da segunda etapa, na vaga de Leandrinho, e teve atuação discreta.

CHAPECOENSE 1 X 0 SANTOS

Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 24/05/2015 (domingo)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA-ESP-2)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO-ASP-FIFA) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF-CBF-1)
Cartões amarelos: Rafael Lima, Gil, Vilson, Elicarlos, Hyoran (Chapecoense); Ricardo Oliveira, Geuvânio, Lucas Otávio, Robinho, Lucas Lima, Chiquinho (Santos)
Gols: Apodi, aos 20min do primeiro tempo

CHAPECOENSE
Danilo; Apodi, Rafael Lima, Vilson e Dener; Bruno Silva, Elicarlos, Gil e Camilo (Hyoran); Ananias (Wagner) e Roger (Edmílson)
Técnico: Vinícius Eutrópio

SANTOS
Vladimir, Victor Ferraz, Werley, David Braz e Chiquinho; Valencia (Lucas Otávio); Leandrinho (Rafael Longuine) e Lucas Lima; Geuvânio, Robinho e Ricardo Oliveira.
Técnico: Marcelo Fernandes