Topo

Corinthians viu volante antes do Flu. E até hoje se arrepende de perdê-lo

Edson celebra gol marcado contra o Corinthians no Brasileiro passado - Matheus Andrade/Photocamera
Edson celebra gol marcado contra o Corinthians no Brasileiro passado Imagem: Matheus Andrade/Photocamera

Dassler Marques e Rodrigo Paradella

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

24/05/2015 06h00

Fluminense e Corinthians se enfrentam neste domingo, no Maracanã, e há um jogador tricolor que poderia estar do outro lado. Enquanto os tricolores celebram o êxito na aposta pelo volante Edson, titular da equipe, a direção corintiana lamenta o fato de ter deixado o jogador escapar por entre os dedos. Até hoje, se arrepende pelo negócio que não fez.

A história jamais foi contada e ocorreu na Série B 2013. Em Araraquara para um clássico com o Santos, o observador técnico corintiano Mauro da Silva e o gerente de futebol Edu Gaspar foram até Itápolis na véspera. Estavam entre os pouco mais de 1000 pagantes de Oeste-SP x ABC-RN. Edson jogava pelo time potiguar e era o alvo da observação.

Naquele dia, Edu Gaspar não gostou do que viu. Foi, de fato, um dia infeliz para o ABC e seu volante. Edson cometeu pênalti, recebeu cartão amarelo e o Oeste saiu de campo com a vitória. Tempos depois, porém, a diretoria do Corinthians se arrependeria daquele diagnóstico.

Durante o Campeonato Paulista 2014, Edson já era jogador do São Bernardo e começou a ter ainda mais destaque. Mano Menezes fez o pedido pela contratação, o Corinthians hesitou em bater o martelo e o Fluminense agiu mais rápido ao fechar a transação com o Banco BMG - curiosamente, um dos principais parceiros da diretoria corintiana.

A ação do Flu seria certeira. No último Brasileiro, Edson ganhou a titularidade e virou exemplo nas Laranjeiras de jogador bem pinçado por baixo custo - o salário é de cerca de R$ 40 mil. Já com a posição conquistada, na penúltima rodada do torneio, ele anotou diante do Corinthians na goleada por 5 a 2. De cabeça, o que é sua especialidade.

Recentemente, o clube tricolor enviou documentos ao São Bernardo e exercerá o direito de compra do jogador prevista em contrato por R$ 1 milhão. Em entrevista, ele se mostrou ansioso para que tudo se resolva e possa permanecer nas Laranjeiras com um novo contrato - o atual se encerra em maio.

"A situação estava praticamente definida, mas agora é com a diretoria. Estou esperando. No dia 31, acaba o contrato. Se passar, vida que segue. Se não acharem por bem, vou procurar outras coisas. Mas hoje estou em casa no Fluminense. Gostaria de ficar por muito tempo, é onde me sinto bem", disse Edson, que voltou ao radar dos corintianos em janeiro.

Já neste ano, a diretoria corintiana estudava uma possibilidade de atravessar o acordo do Fluminense. O treinador Tite deu aval para que ele fosse reforço e a ideia era oferecer um salário maior para Edson recusar a renovação nas Laranjeiras. Prevaleceu, porém, o fato de o Flu ter chegado primeiro e conquistado a confiança do jogador. Algo que se mantém até hoje.