Topo

Demitido! Flamengo dispensa Luxemburgo após início ruim no Brasileiro

Rodrigo Mattos e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/05/2015 21h28

Vanderlei Luxemburgo não é mais técnico do Flamengo. Em reunião realizada na noite desta segunda-feira (25), na Gávea, a diretoria rubro-negra decidiu dispensar o treinador após o início ruim no Campeonato Brasileiro.

Com um empate e duas derrotas nas três primeiras rodadas da competição, o time da Gávea teve o pior começo de Brasileirão na história dos pontos corridos.

A campanha ruim dentro das quatro linhas, no entanto, não foi o único motivo que determinou a queda de Vanderlei. Os membros da alta cúpula rubro-negra já mostravam descontentamento com o comportamento do treinador fora de campo.

Antes intocável nos bastidores, Luxemburgo começou a perder força quando foi ao programa “Bem, Amigos”, do Sportv, e fez questão de comentar durante um bom tempo as sondagens do São Paulo.

Nas semanas seguintes, o assunto não saiu de pauta. E novamente Luxemburgo reservava um longo período para comentar e agradecer so interesse do clube paulista, fato que incomodou a direção do Flamengo.

Na sequência, o incômodo se deu por conta dos incessantes pedidos por reforços, reclamações de jogos levados para fora do Rio de Janeiro e cobranças por melhorias no Centro de Treinamento George Helal, em Vargem Grande, onde os profissionais se preparam para as partidas.

A diretoria entendia que os comentários, por mais pertinentes que fossem, eram sempre feitos em situações inapropriadas, pressionando a cúpula do clube. A tentativa de influenciar decisões em áreas além do futebol também não eram bem digeridas.

Após semanas de discussão nos bastidores entre a ala que defendia a demissão e a outra que o sustentava no cargo, o grupo decidiu que a demissão nesta segunda-feira era o melhor a ser feito.

Jayme e Luxemburgo - Gilvan de Souza/Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo
Sem Luxemburgo (e), técnico Jayme de Almeida (d) assumirá o comando do Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Jayme no comando

Por ora, o auxiliar Jayme de Almeida, campeão da Copa do Brasil de 2013 e do Campeonato Carioca 2014 com o Flamengo, deve assumir o cargo deixado por Vanderlei Luxemburgo.

Antes de pensar em um novo nome para o comando técnico, a diretoria do Flamengo concentrará seus esforços na busca por dois reforços pontuais - Guerrero, do Corinthians, e um meia que possa vestir a camisa 10 e encerrar o problema de criação ofensiva do time.