Topo

Horto vira antídoto do Atlético-MG e receberá cinco dos próximos sete jogos

Jogar diante da torcida é um diferencial do Atlético-MG desde 2012 - Bruno Cantini/Atlético-MG
Jogar diante da torcida é um diferencial do Atlético-MG desde 2012 Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

25/05/2015 06h00

Vencer um jogo de Campeonato Brasileiro como visitante tem se tornado um martírio para o Atlético-MG. Desde 2012 foram somente 13 triunfos em 59 partidas, algo que fez a equipe alvinegra perder o título para o Fluminense, três anos atrás, e não conseguir disputar com o Cruzeiro nas duas últimas temporadas. Por outro lado, jogar em casa é um alívio para o atleticano.

Nenhuma outra equipe somou tantos pontos como mandante como somou o Atlético. Foram apenas três derrotas nas últimas 58 partidas. Algo importante neste momento do Brasileirão. Jogar no Horto é como um antídoto para uma equipe que oscila tanto fora de casa. Das próximas sete rodadas, em cinco o Atlético vai jogar no Independência.

Com quatro pontos ganhos e sonhando em conquistar o Brasileirão novamente, voltar para Belo Horizonte depois de 25 dias atuando em outras cidades pode ser o início de uma arrancada. O primeiro compromisso é contra o Vasco, neste domingo, às 16h.

“É importante, porque o jogo lá com nossa torcida é uma situação. Veja a torcida do Atlético-PR que deu um apoio e foi importante. Os jogadores se doaram. Teve uma participação da torcida deles no resultado. No Independência é mesma coisa. E temos um ritmo forte e esperamos ser mais competentes nas finalizações, pois teremos situações para vencer o Vasco”, comentou o técnico Levir Culpi.

Após enfrentar a equipe carioca no Horto, o Atlético joga mais uma vez longe de casa, contra o Avaí, em Florianópolis. Então o time alvinegro retorna a Belo Horizonte para dois jogos como mandante, contra Cruzeiro e Santos. Na oitava rodada é a vez de jogar com o Flamengo como visitante, e depois uma nova sequência de duas partidas em casa, contra Joinville e Coritiba.

Com uma semana para ajeitar o time e com vários jogos diante da torcida, o Atlético promete entrar de vez na briga pelas primeiras colocações. Aliás, ser taxado como candidato ou favorito ao título não incomoda ao treinador alvinegro.

“Time que quer ser campeão tem que conviver com isso. A gente não aceita essa situação, mas amanhã vai testar tudo diferente na imprensa. Mas temos que lidar com isso, isso faz parte do nosso trabalho”, resumiu Levir Culpi, que não se empolgou depois da goleada sobre o Fluminense e nem se abateu com a derrota para o Atlético-PR.