Topo

Palmeiras sofre por falta de atacante, não faz gols e tem mau início

Do UOL, em São Paulo

25/05/2015 06h00

Ainda no primeiro tempo da partida contra o Goiás, no Allianz Parque, que terminaria em inesperada derrota por 1 a 0, Leandro Pereira perderia três chances claras de gol para o Palmeiras. O time que teve atuação muito boa na primeira etapa de jogo não conseguiu marcar e, no fim, sofreu a derrota. E é a falta de qualidade no ataque que explica o mau início do time no Brasileirão. Em três jogos, dois empates, uma derrota e só dois gols marcados.

Leandro Pereira, o habitual titular e escalado na equipe principal na derrota do último domingo (24) tem baixo índice de gols na temporada. Foi às redes apenas 3 vezes em 17 jogos em 2015. Segundo dados do portal O Gol, atuou durante 892 minutos até aqui, o que resulta na frequência de um gol a cada 297 minutos em campo.

As outras opções para a posição também não estão bem. O argentino Jonathan Cristaldo, que normalmente é reserva, tem índice melhor: faz um gol a cada 164 minutos no gramado. São seis gols marcados em 17 jogos. O problema é que, quando teve chance como titular, não aproveitou: teve sequência de 11 partidas como titular entre fevereiro e abril, começou bem, mas não marcou nas seis últimas e acabou perdendo espaço.

A esperança do Palmeiras que veio da base, para piorar, tem a pior das marcas. Gabriel Jesus já jogou como referência ofensiva e mesmo assim não consegue marcar. Até aqui, em 2015, pelo time profissional, não fez nenhum gol. São dez partidas pelo Palmeiras na temporada, 452 minutos em campo e nenhum gol feito.

A comparação que ilustra o problema ofensivo do Palmeiras pode ser feita quando se toma de exemplo o último centroavante do Palmeiras. Henrique, hoje no Cruzeiro, não teve grande índice excelente de gols marcados, mas foi bem no Brasileirão e marcou em momentos importantes, ajudou a evitar o rebaixamento em 2014. Em 39 jogos pelo clube, marcou 18 gols. Um a cada 182 minutos em campo. Fez isso em momento em que a equipe atuou em nível muito mais baixo, brigando para escapar da degola no Brasileirão.

A ineficiência do ataque palmeirense também se revela na análise interna. Dos 40 gols marcados pelo time em 2015, entre Paulistão, Copa do Brasil e Brasileirão, apenas nove foram de Leandro Pereira, Cristaldo ou Gabriel Jesus. Ou seja: apenas 22,5% dos gols do Palmeiras são feitos por seus centroavantes. No São Paulo, por exemplo, Luis Fabiano, Alexandre Pato e Alan Kardec marcaram 25 dos 49 gols da temporada: representam 51% dos gols feitos.